CCR Alto prepara-se para a plenária de Salvador

09/08/2013 - 18:59

A Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco – CCR Alto SF promoveu na quarta-feira (07.08) a última reunião com seus membros antes da XXIII Plenária Ordinária e XIV Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, a ser realizada nos dias 19 e 20 de agosto, em Salvador, Bahia. O encontro, que contou com a presença do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, foi marcado por ajustes e discussões que envolvem a bacia do Velho Chico e a programação do evento da entidade.
Miranda iniciou sua fala “agradecendo o convite” e relatou sobre os assuntos que estão sendo debatidos em escala nacional pelo CBHSF. “Logo após a plenária, estarei me encontrando com o presidente da Agência Nacional de Águas – ANA, para defender interesses do comitê e da bacia, a exemplo da redução das vazões”, disse. Ele ainda afirmou, que, “independente da mudança de diretoria na próxima plenária, os trabalhos e esforços do CBHSF deverão continuar diante dessas questões ambientais”.
Realizada na sede da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental e Sanitária – Abes/MG, a reunião, mediada pelo coordenador da CCR Alto, Márcio Tadeu Pedrosa, teve início com uma explicação sobre o panorama atual dos projetos hidroambientais que estão sendo executados na região do Alto, e da contratação de novos projetos. Todos serão financiados com recursos da cobrança pelo uso da água.
Em seguida, foi feita um relato aos membros sobre a programação da plenária de Salvador, a posse dos novos membros do CBHSF e a eleição da nova diretoria da entidade, que ocorrerá durante o evento.
As oficinas de usos múltiplos realizadas pelo Comitê do São Francisco, entre os meses de maio e junho de 2013, foram apresentadas pela integrante da CCR Alto, Sílvia Freedman. Além disso, a minuta da Deliberação do CBHSF que “dispõe sobre os usos múltiplos das águas na bacia hidrográfica do São Francisco”, também foi exposta aos membros, que irão votar a sua aprovação na próxima plenária, juntamente com outros representantes do CBHSF.
O diretor técnico da AGB Peixe Vivo, Alberto Simon, falou aos participantes sobre a contratação dos planos de saneamento básico, previstos pelo CBHSF, e que também serão custeados com recursos da cobrança. “Iremos priorizar a escolha das cidades baseando-se na situação financeira de cada município, disse.
Por fim, foi feita uma explanação por parte dos membros Marcus Vinícius Polignano e Antônio Eustáquio Vieira, que participaram recentemente das expedições pelo Baixo São Francisco e pelo rio Paracatu, em Minas Gerais. Ambas ocorrerem com intuito de detectar problemas existentes nos principais afluentes da bacia do São Francisco. “A situação de abastecimento de água dos municípios alagoanos e sergipanos da bacia do São Francisco é algo crítico. Precisamos intervir de alguma forma por isso”, disse Polignano.
 
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF