
Na manhã de quinta-feira, dia 20, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), por meio da Câmara Consultiva Regional Médio São Francisco, esteve em Curralinho, comunidade quilombola situada às margens do Rio Jacaré, em São Gabriel (BA), para visitar a obra do sistema de abastecimento de água que está em andamento. Na ocasião, estiveram presentes o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, o coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, Thiago Lana, o secretário municipal de Agricultura, Valmir dos Santos, o representante da WD Silva Engenharia, responsável pela execução do projeto, Wagner Cunha, e o representante da Daussen Engenharia, fiscalizadora da obra, Bruno de Oliveira.
Atualmente, o abastecimento de água na comunidade se dá através de poços públicos de água salobra e reservação individual de água da chuva, o que por vezes é insuficiente e pode acarretar insegurança sanitária, visto que a água não passa por tratamento adequado. Um estudo contratado demonstrou a viabilidade da captação em poços subterrâneos, seguida de dessalinização e tratamento convencional, com a consequente distribuição à população, em conformidade com o Plano de Saneamento Básico do município. Para a execução do projeto, em novembro de 2024 a WD Silva Engenharia foi contratada por meio de edital publicado pelo CBHSF, com a ordem de serviço assinada no dia 5 do mês referido, que marcou o início das obras e estipulou o prazo de 12 meses para a conclusão e entrega.
Cabe destaque às constatações feitas após a visita, como a de Thiago Lana, coordenador técnico da Agência Peixe Vivo: “É com muita satisfação que a gente percebe que as obras estão adiantadas. A empresa tem demonstrado ter plena capacidade de cumprir o objeto contratado. Estamos em conversa com a prefeitura para estabelecer a equipe que será treinada para operar a estrutura, e estamos muito satisfeitos com o andamento da obra, que implantará um sistema muito moderno a partir do zero com recursos provenientes do Comitê da Bacia do São Francisco”. Ednaldo Campos, coordenador da CCR Médio São Francisco, discorreu sobre a origem do projeto: “Trata-se de uma demanda articulada por uma ex-membro do nosso Comitê e moradora da comunidade, Cecília. Em dezembro do ano passado, realizamos um seminário inicial na Câmara Municipal a fim de apresentar o projeto aos representantes do Executivo e Legislativo, bem como à população, que abraçou esta causa de forma incondicional”.
Veja mais fotos:
Wagner Cunha, da WD Silva Engenharia, fez um relato sobre o status atual da obra: “Estamos com praticamente toda a rede de distribuição concluída, que tem aproximadamente 14km de extensão. Já fizemos, também, a adutora, que consiste em três poços, e por fim, faremos aproximadamente 3km de ligações, que será responsável por pegar a água da rede e levar às casas dos beneficiados”. O secretário Valmir dos Santos reconheceu a importância da obra para a comunidade ao dizer: “Estou muito feliz por poder participar desta visita e acompanhar de perto o desenvolvimento do projeto. Em nome do município, eu agradeço imensamente ao Comitê da Bacia do São Francisco por tornar possível o sonho das pessoas daqui, que é receber água tratada em suas residências”.
O sistema de abastecimento de água em Curralinho envolve um orçamento de R$ 5,4mi, prevê o fornecimento de água tratada a aproximadamente 350 residências, o que importa em mais de 1.000 pessoas beneficiadas, e tem prazo previsto de 12 meses para execução e entrega, a partir da data da assinatura da ordem de serviço.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rangel Menezes
*Foto: Rangel Menezes