CBHSF reinicia encontros com parlamentares em Brasília

19/02/2020 - 16:07

Anivaldo Miranda esteve reunido com o deputado federal Arnaldo Jardim para falar sobre a Agenda da Economia Verde e privatização da Eletrobrás.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, esteve em Brasília (DF) nesta terça-feira (18) para dar prosseguimento a contatos com parlamentares que atuam em temas e matérias legislativas de interesse do colegiado. Como o PL 5877/2019, que trata da privatização da Eletrobrás e tem impacto direto no uso das águas do Velho Chico.

Nessa semana, Miranda se reuniu com o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), líder do partido na Câmara e coordenador, durante 2019, da Frente Parlamentar da Economia Verde. Também participou do encontro o presidente do Conselho Consultivo da Fundação Astrojildo Pereira, George Gurgel, que é professor da Universidade Federal da Bahia (Cátedra da Unesco – Sustentabilidade).

“A visita foi muito produtiva e vamos procurar outras lideranças parlamentares de outras bancadas. A proposta é que, da melhor forma possível, o Comitê do São Francisco tenha uma agenda no Congresso Nacional e possa, em tempo real, acompanhar tudo aquilo que diz respeito à nossa área de atuação, ou seja, a gestão das águas do país e sobretudo da bacia hidrográfica do rio São Francisco”, comentou Miranda.

No que diz respeito à desestatização da Eletrobrás, o presidente do CBHSF enfatizou para o deputado de São Paulo que a possibilidade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) ser desestatizada gera impacto sobre as operações dos reservatórios de Sobradinho e de Três Marias e em todos os outros.

“O nosso objetivo é obter o máximo de informações para realizar, no devido tempo, o debate sobre o assunto no Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco. Com todos os dados que envolvem essa questão. Afinal, a privatização das companhias elétricas do rio São Francisco se insere em um quadro bastante complexo. A principal preocupação do Comitê é trabalhar pelo pacto das águas cujo cerne é o respeito aos usos múltiplos da água e a antecipação de qualquer cenário de conflito”, explicou Miranda.

Sobre a privatização da Eletrobrás, o Congresso Nacional tem acenado para um freio na tramitação da matéria, que ainda não foi distribuída pelo presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ). A matéria será analisada pelas comissões temáticas, de acordo com o assunto de que trata. Pelo tema, a proposta será distribuída para a Comissão de Minas e Energia.

A visita ao coordenador da Frente Parlamentar da Economia Verde, Arnaldo Jardim, foi importante para que o representante do CBHSF pudesse compreender o cenário das pautas ambientais, sobretudo relacionadas aos recursos hídricos, sob a perspectiva dos parlamentares dessa frente. O grupo atua em defesa da criação de estímulos econômicos para preservação ambiental. Em 2019, esse colegiado trabalhou para propor ações voltadas para implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e foto: Iara Vidal