CBHSF realiza seminário inicial em Volta Grande, povoado de Lapão (BA), para apresentar o projeto de execução das obras de esgotamento sanitário rural

23/09/2024 - 16:10

No último dia 17, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), por meio da CCR Médio São Francisco, realizou o seminário inicial que apresentou detalhadamente à comunidade de Volta Grande, povoado de Lapão (BA), o projeto referente às obras de execução de esgotamento sanitário rural, iniciativa viabilizada por meio de edital do CBHSF que consiste na implantação de soluções individuais de tratamento de efluentes domésticos. Na ocasião, estiveram presentes o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, o prefeito do município de Lapão, Márcio Messias, o secretário municipal do Meio Ambiente, Orestes Menezes, além de representantes da comunidade local e das empresas responsáveis por executar e fiscalizar a obra.


Convidado a dar início aos pronunciamentos, Orestes Menezes, secretário do Meio Ambiente, agradeceu ao CBHSF e ressaltou a importância da obra para a revitalização do Rio Jacaré: “A comunidade de Volta Grande agradece demais ao Comitê da Bacia do São Francisco, pois tenho certeza que, após a conclusão do projeto, nós teremos uma natureza mais limpa e mais preservada. A vereda do Rio Jacaré agradece pelo impacto positivo no nosso meio ambiente”.

Na sequência, Ednaldo Campos, coordenador da CCR Médio São Francisco, destacou o trabalho em conjunto que resultou no projeto de esgotamento sanitário na comunidade de Volta Grande, idealizado pelo CBHSF e muito bem recebido pela Prefeitura Municipal de Lapão: “Este projeto é fruto de um grande trabalho em equipe. Quando o edital foi apresentado, de imediato o grupo se debruçou e entregou um projeto fantástico. Parabenizo o secretário Orestes, pelo empenho empregado, e parabenizo toda a equipe envolvida neste processo”.

Márcio Messias, prefeito de Lapão, enalteceu a ação do CBHSF na figura do coordenador da CCR Médio São Francisco: “Ednaldo é um defensor nato da natureza, quando ele me procurou para falar sobre a possibilidade de trazer um projeto importante para o nosso município, eu não pensei duas vezes, tem que ser em Volta Grande”. O prefeito mencionou o reflexo econômico que a comunidade irá sentir, tendo em vista que a água tratada em razão do beneficiamento servirá para o cultivo de banana e outras culturas. Falou, ainda, sobre o efeito positivo que a obra terá para a preservação das veredas que por ali passam.


Veja mais fotos:


Por fim, Emerson Santos, engenheiro da Joamar Construtora, demonstrou minuciosamente as etapas da execução da obra. Ao final, serão entregues à população tanques de evapotranspiração, biodigestores, módulos sanitários e outros. A equipe se colocou à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

O prazo para conclusão da obra é de sete meses, e prevê a mobilização da comunidade local.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rangel Menezes
*Fotos: Rangel Menezes