CBHSF realiza seminário inicial em São Gabriel (BA) para apresentar sistema de abastecimento de água no povoado Curralinho

10/12/2024 - 15:07

Na manhã de quarta-feira, 4 de dezembro, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, por meio da Câmara Consultiva Regional Médio São Francisco, realizou seminário inicial na Câmara Municipal de São Gabriel (BA) com o propósito de apresentar à população o projeto do sistema de abastecimento de água no povoado Curralinho, que fica na bacia do Rio Jacaré, afluente do São Francisco. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito da cidade, Hipólito Rodrigues, o prefeito eleito Mateus Machado, o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, o coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, Thiago Lana, o presidente da Câmara Municipal, vereador Lindoelson Figueiredo, o presidente da Associação Comunitária de Curralinho, Eusébio Bonfim, além de outros vereadores e secretários da administração pública da cidade.


Hipólito Rodrigues, atual prefeito de São Gabriel, reconheceu a importância da obra e agradeceu ao CBHSF pela iniciativa, tendo em vista que atualmente o abastecimento na comunidade se dá através de poços públicos de água salobra e reservação individual da água da chuva, o que por vezes é insuficiente e pode acarretar insegurança sanitária. O gestor aproveitou a oportunidade para entregar ao prefeito eleito, Mateus Machado, o plano de saneamento básico do município.

Mateus Machado, que assumirá a prefeitura no próximo ano, também aproveitou para fazer um agradecimento ao CBHSF: “Hoje estamos aqui num dia festivo para São Gabriel e a comunidade de Curralinho, com essa grande obra que o Comitê de Bacia vai executar naquele distrito, que há muito tempo está esquecido. Agora, com a vinda dessa estação de tratamento de água para uma comunidade que vive às margens do Rio Jacaré, é uma vitória muito grande e uma riqueza para o nosso município, que traz desenvolvimento, renda e melhorias para a população. É isso que a gente sonha, é isso que a gente quer para a nossa cidade. Só tenho a agradecer ao Comitê de Bacia pelo empenho e pela execução dessa obra aqui em São Gabriel.”


Veja mais fotos:


Ednaldo Campos, coordenador da CCR Médio São Francisco, aproveitou a ocasião para falar sobre a persistência e o esforço coletivo demandados para que a obra pudesse ser concretizada. Elencou algumas cidades da microrregião que já foram beneficiadas com projetos do comitê, mas ao falar sobre o de São Gabriel, fez questão de ressaltar que se trata de algo inovador: “O projeto de abastecimento em Curralinho é superimportante para o Comitê, pois é o primeiro da bacia com essas características no que diz respeito ao tratamento da água, é novo e muito moderno.”

Thiago Lana, coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, discorreu detalhadamente sobre o projeto, desde a sua origem, com a contratação do Plano Municipal de Saneamento Básico de São Gabriel, em 2020, passando pela apresentação da demanda na CCR Médio São Francisco, em 2021, pelo estudo de viabilidade, em 2022, a contratação do projeto básico e executivo, em 2023, e, por fim, a contratação da empresa executora da obra, em 2024. O projeto está orçado em quase R$ 5,5mi e atenderá a aproximadamente 350 casas, com o total de mais de 1.000 pessoas beneficiadas. O momento mais simbólico e especial da cerimônia se deu com a assinatura da ordem de serviço.

É muito importante mencionar que a demanda pelo sistema de abastecimento de água partiu de uma moradora de Curralinho que já integrou o CBHSF e estava presente na ocasião. Cecília Machado de Oliveira é professora da rede estadual de ensino e se disse imensamente feliz e agradecida com o início da obra: “Há uma necessidade de água potável muito grande em nossa comunidade, pois lá não tem nenhum sistema de dessalinização. As cisternas de lá precisam de reforma, já não seguram a água da chuva. Essa proposta é um marco histórico para aquela região, porque vai nos dar a possibilidade de viver com mais dignidade e garantir um futuro melhor.”


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rangel Menezes
*Fotos: Rangel Menezes