
Na manhã da última terça-feira (08), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), por meio da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, realizou evento para a entrega do viveiro de mudas e sistema de irrigação em Lapão.
Na ocasião, estiveram presentes o coordenador da CCR Médio, Ednaldo Campos, o coordenador da CCR Submédio, Cláudio Ademar, o prefeito Márcio Messias, o secretário municipal de Meio Ambiente, Orestes Mariano, o coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, Paulo Sérgio, o engenheiro da Joamar Construtora, responsável pela execução da obra, Wallas Moreira, o engenheiro da Gama Engenharia, responsável pela fiscalização da obra, Pedro Lucas, além de representantes do poder legislativo local e entidades da sociedade civil.
O coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, Paulo Sérgio, comemorou: “Nos sentimos realizados ao chegarmos aqui e constatarmos que tudo aquilo previsto no termo de referência foi entregue, e, o mais importante, dentro do prazo previsto contratualmente”. Em seguida, Orestes Mariano, secretário de Meio Ambiente de Lapão, descreveu o que significa a entrega da obra para o município: “Hoje nós estamos recebendo uma das nossas maiores conquistas, porque numa realidade de desequilíbrio ambiental, isso nos traz uma nova oportunidade para implementar práticas voltadas para a preservação do meio ambiente e conservação da nossa bacia”.
Veja mais fotos:
O prefeito de Lapão, Márcio Messias, enalteceu o CBHSF ao agradecer pela realização da obra: “Hoje nós estamos aqui para a inauguração de um equipamento muito representativo para a nossa cidade, que já produzia mudas, mas de agora em diante vai multiplicar a produção com a entrega do viveiro doado pelo Comitê da Bacia do São Francisco. Se já existiam ações da nossa gestão para a preservação do meio ambiente e educação da população neste sentido, não resta dúvida de que um viveiro deste porte só potencializa as nossas iniciativas”. Por fim, Ednaldo Campos, coordenador da CCR Médio São Francisco, reconheceu a importância do viveiro para Lapão e todo o território da microrregião de Irecê: “Eu considero muito importante a realização desse projeto, já que através dele nós vamos poder promover o recaatingamento na região com mudas nativas do nosso bioma. O Comitê da Bacia do São Francisco tem o viés de melhorar a qualidade do ar com o reflorestamento, que por sua vez melhora a infiltração de água em nosso aquífero e ajuda na conservação da quantidade e qualidade da água usada na produção local”.
A construção do viveiro de mudas e o sistema de irrigação em Lapão teve início em setembro de 2024, e envolveu um orçamento aproximado de R$ 1,5mi, custeado pelo CBHSF por meio de edital licitatório, com recursos provenientes da cobrança pelo uso da água. O equipamento tem capacidade para produzir 60 mil mudas por ano, e algumas parcerias já foram firmadas com entes públicos e a iniciativa privada para o fornecimento de sementes. Após o ato solene de assinaturas e o descerramento da placa, o evento foi finalizado.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rangel Menezes
*Fotos: Rangel Menezes