
Na noite da última terça (08), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), por meio da Câmara Consultiva Regional Médio São Francisco, realizou a entrega de um sistema de esgotamento sanitário rural em Mata do Milho, povoado que pertence ao município de João Dourado (BA).
O evento contou com a participação de Ednaldo Campos, coordenador da CCR Médio São Francisco, Paulo Sérgio da Silva, coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, o prefeito de João Dourado, Di Cardoso, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Pereira, o engenheiro da Joamar Construtora, responsável pela execução do projeto, Wallas Moreira, a presidente da Associação de Moradores de Mata do Milho, Iraci Pereira, além de representantes do poder legislativo e sociedade civil.
Para a execução da obra, foram investidos quase R$ 4 milhões, com 236 residências beneficiadas. O projeto de esgotamento sanitário rural tem por objetivo a implantação de um sistema de tratamento e destinação correta dos efluentes domésticos, de modo a preservar o lençol freático ao longo da bacia do Rio São Francisco. Para tanto, foram instalados tanques de evapotranspiração, biodigestores, módulos sanitários e sumidouros.
O coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, Paulo Sérgio da Silva, falou sobre os benefícios trazidos pelo sistema de esgotamento sanitário rural: “Nós sabemos que há diversos problemas de saúde relacionados à falta de saneamento, seja pela contaminação do solo ou pela contaminação da água. O que se espera de um projeto como esse é a melhoria da qualidade de vida na comunidade, tanto no que se refere ao meio ambiente como em questões sanitárias”.
Veja mais fotos:
Di Cardoso, prefeito de João Dourado, agradeceu ao CBHSF pela realização da obra: “O que dizer dessa parceria entre o Comitê e a prefeitura? O resultado está aí, todos nós podemos ver. Ednaldo, quero agradecer por todo o empenho em prol de Mata do Milho. Eu, em nome da nossa cidade, quero dizer que nos sentimos honrados por sermos contemplados com este projeto”.
Ednaldo Campos, coordenador da CCR Médio São Francisco, agradeceu aos moradores de Mata do Milho pela hospitalidade: “Essa obra teve início em agosto do ano passado. De lá para cá, realizamos seminário inicial, oficinas e algumas visitas técnicas e eu sou testemunha do carinho que vocês tiveram com este projeto. Não me resta outro gesto que não seja a gratidão pela forma como vocês abraçaram a ideia de um saneamento moderno e inovador”.
A cerimônia foi encerrada com a entrega simbólica de um certificado a dez beneficiários da comunidade, assinaturas do termo de entrega e o descerramento da placa.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rangel Menezes
*Fotos: Rangel Menezes