
Na manhã da última terça, dia 13, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, por meio da Câmara Consultiva Regional Médio São Francisco, realizou o seminário de encerramento da obra de esgotamento sanitário rural em Volta Grande, povoado que pertence ao município de Lapão (BA).
Na ocasião, estiveram presentes o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, o secretário municipal de Meio Ambiente, Orestes Menezes, o presidente da Associação de Moradores de Volta Grande, Valdenor Florêncio, o engenheiro e coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, Guilherme Guerra, o engenheiro Wallas Moreira, da Construtora Joamar, responsável pela execução da obra, além de representantes dos poderes legislativo e executivo.
Para dar início à cerimônia, o presidente da associação de moradores, mais conhecido como Nozinho, agradeceu ao CBHSF pela conclusão da obra de saneamento: “Algumas casas daqui nem tinham banheiro, mas vocês trouxeram. É uma obra muito importante para a nossa comunidade e que me deixa muito feliz”. Guilherme Guerra, coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, agradeceu aos moradores pela receptividade, bem como à Construtora Joamar pela realização do projeto: “A obra aqui fluiu de forma exemplar. Ao final, cento e quarenta residências foram beneficiadas, o que implica em mais qualidade de vida e na melhoria do lençol freático, que não será mais poluído como antes”.
Orestes Menezes, secretário do Meio Ambiente de Lapão, reiterou o agradecimento ao CBHSF quando reconheceu a importância da obra: “Eu digo sempre que as medidas relacionadas à saúde da população também devem ser de caráter preventivo, e esta obra contribui muito para isso, além de impactar positivamente na questão ambiental”.
Confira mais fotos:
Por fim, Ednaldo Campos, coordenador da CCR Médio São Francisco, explicou aos moradores o que é o Comitê da Bacia e aproveitou a oportunidade para dizer que por conta da cobrança pelo uso da água, obras como aquelas podem ser realizadas. “Lapão é uma das doze cidades contempladas com este projeto, e a gente deve considerar que a bacia do São Francisco envolve mais de quinhentos municípios. Em outra oportunidade, tivemos a honra de fomentar o plano de saneamento básico municipal, e muito em breve vamos inaugurar o viveiro da cidade. Portanto, me alegra bastante a contribuição do Comitê para o desenvolvimento de Lapão”, disse Ednaldo.
O projeto de esgotamento sanitário rural tem por objetivo a implantação de soluções individuais de tratamento de efluentes domésticos, de modo a evitar a contaminação do lençol freático. Para tanto, foram construídos tanques de evapotranspiração e instalados biodigestores e sumidouros em 140 residências. A obra foi orçada em pouco mais de R$ 2,5 milhões, e executada ao longo de nove meses. Após a entrega do termo de conclusão da obra e o descerramento da placa, a cerimônia foi dada por encerrada.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rangel Menezes
*Fotos: Rangel Menezes