Em sua 2ª edição, o evento terá como enfoque as comunidades e os impactos sociais e econômicos que serão causados com a construção da usina
A programação do segundo Seminário da série conta com seis palestras que serão mediadas pelo médico e ambientalista Marcus Vinícius Polignano, também presidente do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias e secretário do CBH Rio das Velhas.
A professora de Arqueologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Maria Jacqueline Rodet, tratará em sua palestra sobre a perspectiva histórica/antropológica do Velho Chico e a importância de preservar o passado barranqueiro.
A professora e pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental – NIISA, da Unimontes, Ana Thé, abordará como a implantação da UHE Formoso irá impactar as comunidades pesqueiras e vazanteiras do rio São Francisco.
A cacique Anália Tuxá, representante indígena, e Josemar Alves Durães, representante do segmento de pesca na bacia do São Francisco vão apresentar a perspectiva das comunidades ribeirinhas.
A promotora de Justiça do Ministério Público Estadual da Bahia, Luciana Khoury, e um representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) trarão à discussão a atual luta do Velho Chico.
O encerramento ficará por conta do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda.
Os interessados em participar deverão fazer inscrição prévia acessando o link: https://forms.gle/
O acesso à sala do evento será encaminhado para o e-mail dos inscritos na semana do evento. As vagas de acesso à sala são limitadas, no entanto o seminário também será transmitido ao vivo no canal do CBHSF no youtube.
SERVIÇO:
Data: 28/10/2020
Horário: 14h – 16h30
Local: Plataforma Google Meet
Confira a programação: