CBHSF participa de videoconferência realizada pela Agência Peixe Vivo para alinhar projeto de monitoramento do Baixo São Francisco

16/04/2020 - 14:37

Na tarde da última terça-feira (14), a Agência Peixe Vivo realizou uma videoconferência com representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, de secretarias estaduais e da empresa Profill Engenharia, para tratar do alinhamento do projeto de monitoramento do Baixo São Francisco.

A videoconferência foi coordenada pela coordenadora técnica da Agência Peixe Vivo e gestora desse contrato em específico, Jacqueline Fonseca, que informou sobre a intenção da contratação de um fiscal para este projeto, o que ainda será analisado. “O objetivo desta reunião é fazer o alinhamento inicial para que todos os parceiros envolvidos possam opinar a respeito do trabalho, que faz parte do plano da APV e do contrato de gestão. A empresa Profill irá executar o trabalho e os recursos investidos são provenientes da Agência Nacional de Águas”, disse.

O prazo para execução do contrato será de oito meses e, considerando esse tempo de trabalho, ele deverá ser concluído até 30 de novembro de 2020, com trabalhos de campo concentrados no período entre junho e setembro deste ano. “Os prazos acordados deverão ser executados à risca. Não podemos correr o risco de, por motivo de gerenciamento, deixar de concluir no tempo previsto”, pontuou Jacqueline Fonseca.

Segundo a representante da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos (CTPPP) do CBHSF, Maria Nogueira, que acompanhou a videoconferência, na reunião foi também avaliada a realização da batimetria do trecho que vai de Porto Real do Colégio (AL) e Propriá (SE) até a foz do rio, nos municípios de Piaçabuçu (AL) e Brejo Grande (SE). “Os trechos mencionados serão monitorados tanto no período de seca, como de cheia do rio. O trabalho também irá avaliar a influência da maré de sizígia e da maré de quadratura, e haverá ainda medições de vazão. Serão descritas as estruturas das comunidades fitoplâncton e o uso e ocupação do solo na área para fornecer subsídios para o Comitê”.

Maria Nogueira acrescentou que a videoconferência foi de ajustes de como será realizado o diagnóstico pela empresa contratada e que dúvidas acerca do Termo de Referência foram esclarecidas. “Ficou estabelecido um cronograma com definição de período de coleta, entrega de produtos e período de avaliação”.

A Profill Engenharia é uma empresa sediada em Porto Alegre, mas com atuação nas áreas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em diversos estados brasileiros, inclusive com expertise em Monitoramento Ambiental. De acordo com o diretor da empresa, Sidnei Agra, que participou da videoconferência, o intuito foi o nivelamento das expectativas para o trabalho. “A reunião foi muito boa, pois pudemos tirar algumas dúvidas e combinar algumas questões relativas aos procedimentos para avaliação dos produtos do contrato e cronograma. A partir de agora, teremos cerca de 45 dias para apresentar um Plano de Trabalho, que corresponde ao planejamento para execução de todas as atividades, que compreendem 04 campanhas de monitoramento em sete pontos no Baixo São Francisco, entre os municípios de Porto Real do Colégio (AL), Propriá (SE), até Piaçabuçu (AL) e Brejo Grande (SE), totalizando 260km”, explicou.

Pedro Lessa e Renilda Souza representaram a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Sergipe(SEDURBS). Para Pedro Lessa, essa primeira videoconferência foi bem produtiva. “Foi o pontapé inicial para alinharmos as estratégias que iremos adotar para execução das atividades”, finalizou.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento