CBHSF participa de debate sobre nova gestão do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

11/09/2019 - 9:43

Comitê articula formação de chapa para eleição do Fórum, que será realizada no dia 24 de outubro, em Foz do Iguaçu.


Com o propósito de debater as eleições para nova gestão do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), representantes de grupos atuantes em vários estados se reuniram nesta terça-feira (10/9), na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) em Goiânia (GO). O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) participou do evento, representado pelo secretário da Câmara Consultiva Regional (CCR) Submédio São Francisco, Almacks Luiz Silva.

De acordo com o secretário, um grupo do CBHSF articula a formação de uma chapa que traz algumas propostas alternativas da administração atual. Na ocasião, Almacks Silva parabenizou o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba pelo evento inovador e apresentou o ponto de vista dos membros do CBH do Rio São Francisco em relação a forma como a política hídrica é conduzida pelo Fórum, que segue “sem ter nenhuma mudança”.

“O Paranaíba foi o primeiro Comitê que abriu espaço para apresentação em reunião das futuras chapas do Fórum Nacional. Isso é muito importante”, declarou Almacks Silva.

“Fizemos o convite para que os candidatos pudessem vir e apresentar suas ideias, expor suas linhas de pensamento sobre a gestão dos recursos hídricos e chegar em um entendimento se está alinhado ao nosso conceito ou não”, ressaltou o presidente da CBH Paranaíba, Breno Esteves Lasmar.

Outras duas chapas responderam ao convite do CBH Paranaíba para o debate, entre elas a composta pelos atuais gestores do Fórum, coordenado por Hideraldo Buch, do CBH Araguari de Minas Gerais. A outra chapa a do CBH do Rio Tapajós não compareceu ao debate.

Os interessados em se candidatar à coordenação do Fórum Nacional terão até 48 horas antes das eleições para apresentarem, formalmente, as chapas. A eleição será realizada no dia 24 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR).


Veja as fotos da reunião:


Debate

O debate entre os representantes das futuras chapas à coordenação do Fórum Nacional, Almacks Luiz Silva e Hideraldo Buch, teve como mediador o membro do CBH Paranaíba, Wilson Akira Shimizu.

Ambos tiveram 20 minutos para discorrer sobre as ideias do grupo que representavam. Além disso, foi destinado um tempo para as perguntas dos membros presentes.

Mudanças

O secretário da CCR Submédio São Francisco, Almacks Luiz Silva defendeu mais participação dos Comitês nas discussões e decisões do Fórum, inclusive no Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Ecob). Além disso, Almacks ressaltou a necessidade de um sistema de prestação de contas.

“O Fórum tem que ser um agente e dar um respaldo político. Com todas essas mudanças que vem acontecendo nas leis ambientais, pouquíssimas vezes o Fórum se pronunciou e os Comitês ficam sem essa representatividade política”, reforçou Almacks. Ele também ressaltou que nesta questão, o CBHSF sai à frente e traz posicionamentos sobre os mais variados temas, o que será levado aos outros Comitês.

“Do jeito que o Fórum começou, ele continua. Temos um grande encontro todo ano, com mais de duas mil pessoas, mas esse formato fica muito caro. Precisamos de mudanças e uma das nossas propostas é que os encontros dos Comitês ocorra todo ano regionalmente e a cada dois anos nacionalmente”, ressaltou.

Almacks, que representou na reunião o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, explicou que o grupo que formará a chapa pretende buscar mais representatividade para os 240 Comitês formados no Brasil.

“Nós viemos para representar não uma oposição e sim uma união! Mas, uma união que tenha a visão de transformar o Fórum, acima de tudo, em um Fórum político”, concluiu.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Lucas Cássio
*Fotos: Lucas Cássio