CBHSF participa de audiência pública sobre irrigação do Vale do Iuiú

11/09/2019 - 10:40

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) da Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (10/09), audiência pública sobre o projeto de irrigação do Vale do Iuiú, localizado na Bahia. O Comitê da Bacia do Rio São Francisco (CBHSF) foi representado pelo professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) George Gurgel de Oliveira, representante da Câmara Técnica de Planos, Programa e Projetos (CTPPP), que substituiu o presidente Anivaldo Miranda, que estava em Natal (RN), no II Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Norte (ECOB RN).


Em sua fala, o professor Gurgel destacou a ausência de representantes do CBHSF nos debates iniciais do projeto de irrigação do Vale do Iuiú. “A Codevasf jamais convidou o colegiado para debater essas questões complexas e muito importantes, ligadas à sustentabilidade econômica, social e ambiental para a região Nordeste. Neste caminho que devemos percorrer, não só o Nordeste, mas o país e o mundo. Temos aí bastante questões a serem discutidas que os caminhos percorridos sejam outros, nessa perspectiva da sustentabilidade, no caso, regional, da bacia do São Francisco.”

O representante do CBHSF aproveitou a oportunidade para chamar a atenção para o Plano de Desenvolvimento da Bacia do Rio São Francisco, que está em vigência até 2025, além de reforçar a importância do projeto de revitalização da bacia do Velho Chico. “Há um acordo tácito, político, econômico e social de todos, desde os quilombolas até o agrobusiness e cada um fica cuidando do seu quadrado. A Codevasf faz seu plano, o Ministério do Meio Ambiente faz outro, a Agência Nacional das Águas (AN), um outro. Não tem nenhuma razoabilidade e não é, do ponto de vista econômico, razoável. A sociedade e a cidadania brasileiras queriam que fosse de outra maneira, no sentido da boa aplicação dos recursos públicos”, comentou.

A despeito das críticas sobre a maneira com que o projeto vem sendo conduzido, o professor Gurgel salientou que o CBHSF se coloca à disposição para dialogar e também conhecer a iniciativa de maneira oficial. “A Codevasf sabe que tem no Comitê um interlocutor permanente. Queremos insistir nisso, tanto no ponto de vista do Congresso Nacional quanto das prefeituras e de todos aqui representados, para que possamos dialogar mais, para que a gente faça a melhor proposta de irrigação e que essa proposta se preocupe com irrigação e também com o uso das águas do Velho Chico”.



A audiência foi proposta pelo deputado Charles Fernandes (PSD-BA), que argumentou que a implementação desse projeto visa possibilitar a agricultura e beneficiar a população que usufrui do rio São Francisco. “A irrigação de toda a extensão trará benefícios para a produção de grãos e frutas na região, tendo em vista que a área tem grande potencial devido à qualidade do solo, clima favorável, captação de água do rio São Francisco e topografia plana, bem como a malha rodoviária para o escoamento da produção”, afirmou.

Também participaram da audiência o diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Sérgio Costa; o coordenador-geral de Agricultura Irrigada, Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério de Desenvolvimento Regional, Frederico Cintra Belém; e o diretor de Engenharia e Desenvolvimento da Irrigação do Governo do Estado da Bahia, Djalma Pereira Seixas.

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Iara Vidal
*Fotos: Cleia Viana/Câmara dos Deputados