O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF iniciou na última sexta-feira (09.01), em Morro do Chapéu (BA), no Submédio São Francisco, a segunda fase da obra de recuperação da bacia do rio Salitre, importante afluente das águas do Velho Chico em território baiano. A solenidade contou com um seminário de apresentação do projeto, e aconteceu em conjunto com a comunidade beneficiada (Brejões) e com representantes do comitê de bacia. Com recursos da cobrança pelo uso da água, o CBHSF investirá aproximadamente R$ 700 mil ao longo de dez meses de trabalhos.
De acordo com o membro titular do CBHSF, Almacks Luiz, os serviços visam melhorar a quantidade e qualidade das águas do Salitre, envolvendo técnicas como a proteção de áreas de preservação permanente (nascentes), construção de barraginhas, paliçadas, além de terraços em nível. “Através desses serviços será possível diminuir a quantidade de sedimentos que são carreados paras as nascentes e leito dos rios, assim como reabastecer os mananciais subterrâneos e disponibilizar a água em pontos distribuídos da bacia para utilização dos animais da região”, disse ele.
Além disso, estão previstos trabalhos de educação ambiental e mobilização social em torno das comunidades que serão beneficiadas pelo projeto. “O objetivo é mobilizar, sensibilizar, envolver e educar ambientalmente as populações locais”, destacou Almacks.
Compareceram também a cerimônia o coordenador do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão – GACG/CBHSF, Luiz Alberto Rodrigues Dourado, representantes da prefeitura de Morro do Chapéu (BA); de Jacobina (BA); da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA; e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF