O município de Ibipeba (BA) sediou na última terça-feira (14.04) o seminário de apresentação do projeto de recuperação hidroambiental da bacia do rio Verde, importante afluente do rio São Francisco na região do Médio São Francisco. A reunião de partida contou com a presença de representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – idealizador da obra – e da comunidade ribeirinha, além de estudantes da rede municipal.
De acordo com o membro titular do CBSHF, Ednaldo Campos, a intervenção técnica priorizará serviços que visam o aumento da qualidade e quantidade das águas deste manancial, atualmente prejudicado por intensa degradação ambiental. “O Comitê realizará o cercamento de margens e nascentes, a adequação de estradas rurais, além da construção de uma casa de máquinas, que ajudará no controle de derramamento de óleo no leito do rio”, explica.
Com recursos da cobrança pelo uso da água, o comitê de bacia investirá aproximadamente R$800 mil nos serviços ambientais. A execução está a cargo da empresa LocalmaqLtda, com sede em Montes Claros (MG). Os trabalhos terão duração aproximada de dez meses.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF