CBHSF entrega ferramentas e utensílios para produção de mudas na Associação Aroeira

21/10/2025 - 20:13

Dando continuidade aos trabalhos realizados com o apoio e financiamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) foi entregue no dia 09 de outubro na Associação Aroeira que desenvolve o projeto “Bosque Berçário das Águas” de reflorestamento, em Piaçabuçu (AL) e Brejo Grande (SE), ferramentas e utensílios para a produção de mudas.


O coordenador técnico da Agência Peixe Vivo (APV), Paulo Sérgio, foi o responsável pela visita à Associação Aroeira, em Piaçabuçu (AL), juntamente com a secretária executiva do CBHSF, Rosa Cecília, e entregou os materiais de acordo com as contratações que foram realizadas por Ato Convocatório nº 014/2025 que trata da aquisição de ferramentas e utensílios para produção de mudas.

Dentre os materiais enviados pelo Comitê, estão sacos plásticos, tubetes, triturador, tesouras de poda, alicates que irão ajudar a acelerar o processo de produção de mudas, além de outros equipamentos que irão somar às ações realizadas na Associação Aroeira e no viveiro.

Rosa Cecília participou da entrega desses materiais para a Associação Aroeira. Segundo ela, eles vão contribuir para o melhor funcionamento do espaço onde trabalhadores e trabalhadoras realizam um grande ganho na qualidade socioambiental das comunidades de Piaçabuçu (AL) e Brejo Grande (SE). “A produção de mudas, o plantio e a transformação, bem como o beneficiamento de espécies nativas na Foz do São Francisco é e sempre será o melhor caminho para a sustentabilidade. Este não é só um projeto hidroambiental que o CBHSF entrega, é a realização da maior e melhor benfeitoria no Bosque Berçário na área da Bacia”.

A secretária acrescentou que compartilhar com os idealizadores desse grandioso projeto a entrega dos materiais base para o trabalho de todos foi um momento ímpar como mulher e amante do meio ambiente.


Veja mais fotos:


Rita Ferreira, diretora administrativa financeira da Associação Aroeira, explicou que os equipamentos que o CBHSF doou para a associação vão dar condições para que o viveiro possa produzir mais mudas que serão doadas para o reflorestamento da mata ciliar do rio São Francisco. Além disso, vão aumentar as condições de geração de renda para os extrativistas. “Todos os equipamentos como os sacos plásticos, tubetes, triturador, entres outros servirão para fazer os substratos e com eles poderemos produzir muito mais mudas do que produzimos hoje. Atualmente é muito difícil para o extrativista tirar do próprio bolso, já que o investimento é alto. Essa doação irá melhorar a capacidade produtiva e com isso teremos mudas que serão usadas nas ações de reflorestamento, melhorando o comércio local, bem como a vida dos ribeirinhos e extrativistas da Foz do rio São Francisco”, contou.

Além da melhoria da capacidade produtiva e o reflorestamento, é importante destacar que o viveiro já se tornou um espaço que recebe crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais. “Com esses equipamentos disponibilizados pelo Comitê fica mais fácil ministrar aulas, oficinas, incentivando os jovens para a prática de um extrativismo sustentável, de coleta de frutos onde eles possam guardar sementes e levar às suas casas para plantio. Portanto, os equipamentos irão colaborar para multiplicar as ações de educação ambiental com as crianças e adolescentes”, concluiu Rita Ferreira.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Divulgação