CBHSF entrega 55 cisternas em Barra do Mendes, na Bahia

21/09/2022 - 18:15

Moradores de Vereda de Baixo, distrito do município de Barra do Mendes (BA), participaram do seminário final do projeto de sustentabilidade hídrica que construiu 55 cisternas, demandado pela Associação Comunitária de Vereda de Baixo e financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). A cerimônia aconteceu em 20 de setembro na sede da Associação e reuniu aproximadamente 35 moradores, além de representantes do CBHSF, Prefeitura Municipal de Barra do Mendes e Aplicar Engenharia, empresa responsável pela execução das obras.


O projeto consiste em dois sistemas de captação e armazenamento da água das chuvas, com 25 cisternas de placas pré-moldadas de 16 mil litros e 30 cisternas de enxurrada de 52 mil litros. O objetivo é contribuir com as seguranças hídrica e alimentar das famílias beneficiadas. “As cisternas contribuem de forma eficiente para o aumento da disponibilidade de água para consumo humano, animal e produção de alimentos. O CBHSF está investindo até R$ 1 milhão por proposta em municípios que estejam inseridos, simultaneamente, na região semiárida e na bacia hidrográfica do rio São Francisco”, explicou o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos.

Valdeni Martins dos Reis, responsável pela elaboração do projeto e secretário da Associação Comunitária Vereda de Baixo, relembrou os primeiros passos da iniciativa: “Quando soube do edital do CBHSF, escrevi solicitando 30 cisternas de produção, mas a realidade superou nossas expectativas e foi possível contemplar um número maior de famílias”, explicou, acrescentando que as famílias foram selecionadas pela Associação, priorizando moradores associados com maior necessidade e em condições de receber o benefício.

Entre os beneficiados está o professor Jocélio Souza Santos, que em depoimento durante o seminário, declarou: “Essa água vai ser muito útil. Na minha casa iremos armazena-la para consumo humano e para cultivar pequenas hortas, que melhorem nossa alimentação”. A moradora Aurice Maria Melo também foi contemplada com uma cisterna para consumo e avaliou que a iniciativa promove, além do acesso à água potável, autonomia para os beneficiados: “Ter condições de captar e armazenar a água das chuvas nos torna menos dependentes dos carros-pipa que abastecem a região”, disse.


Confira mais fotos:


Paula Silva, da equipe técnica da Aplicar Engenharia, apresentou o cronograma de trabalho desenvolvido ao longo de 9 meses, que incluiu duas oficinas de educação ambiental e capacitação de gestão da água para consumo humano. “A capacitação dos beneficiários é parte essencial para a sustentabilidade do projeto”, disse a mobilizadora social. A apresentação também contou com esclarecimentos do diretor técnico da empresa, Igor Santos, sobre características das cisternas de consumo e de produção, atividades realizadas com os moradores da comunidade e ajustes técnicos nos casos necessários.

Após a apresentação, a palavra foi franqueada aos participantes, que realizaram depoimentos e tiraram dúvidas. O evento contou, ainda, com apresentação musical, café de confraternização e distribuição de materiais da Campanha Vire Carranca, que trata da revitalização e preservação do Rio São Francisco.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Carvalho
*Fotos: Mariana Carvalho