Na última segunda-feira (09), Pesqueira recebeu representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) em uma agenda institucional realizada no gabinete do prefeito Marcos Luidson de Araújo – Cacique. O encontro reuniu autoridades municipais, representantes da iniciativa privada, técnicos e uma instituição de ensino, com o objetivo de avaliar e acompanhar a aplicação do plano de saneamento previamente apresentado pelo Comitê, além de discutir intervenções ambientais e ações integradas da bacia hidrográfica.
Durante a reunião, Elias Silva, Coordenador Regional – Submédio São Francisco (Pernambuco, Bahia e Alagoas), destacou a importância do rio como elemento integrador de diferentes povos, especialmente originários, e reforçou que os planos de saneamento são ferramentas estratégicas para orientar a prefeitura na execução das ações planejadas em cada comunidade.
“Se observarmos a movimentação dos povos originários ao longo da bacia do São Francisco, percebemos que eles caminham junto com a movimentação dos rios. A nossa CCR Submédio é a que tem maior representação desses povos. Em 12 anos de atuação, conseguimos custear 127 planos de saneamento. O plano de saneamento permite à prefeitura identificar as necessidades de cada comunidade e planejar as ações”, afirmou Elias Silva.
Outro destaque foi a explicação de Paulo Sérgio da Silva, coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, sobre os Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI), mecanismos que asseguram transparência e equidade na execução das ações do plano de saneamento.
“Respeitar esse diálogo é fundamental, porque a forma mais transparente e que garante mais equidade é através dos editais de chamamento. Chamamos internamente de PMI, Procedimento de Manifestação de Interesse. São editais que, de tempos em tempos, o Comitê se reúne e lança chamadas nas linhas de ação do saneamento. Todas as ações do Comitê seguem o Plano de Recursos Hídricos da bacia, distribuídas em seis eixos. Em 2024, realizamos um PMI unificado, abrangendo todos os seis eixos, algo que nunca tinha acontecido antes. Isso permite que qualquer ação demandada pelo plano possa ser submetida à seleção, garantindo oportunidade para municípios como Pesqueira”, explicou Paulo Sérgio.
Clique aqui e veja todas as fotos:
O prefeito Marcos Luidson de Araújo – Cacique reforçou o compromisso da gestão municipal em apoiar a execução do plano de saneamento e demais ações do Comitê. “A Prefeitura de Pesqueira está à disposição e sempre pronta para ajudar e firmar parcerias que beneficiem nossa população e fortaleçam a Bacia do São Francisco”, afirmou o prefeito.
Participaram ainda da reunião Frederico Vasconcelos e Frederico Lins, ambos da RM Agroflorestal; Pedro Lucas, da GAMMA Engenharia e Recursos Hídricos, responsável pela fiscalização das ações; Ramon Borges Cordeiro, Secretário Executivo de Meio Ambiente; os pesquisadores e alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) — Eric Fernandez, Talita Gouveia e Thayná Almeida; e Bethânia Correia, Secretária de Desenvolvimento e Obras.
A agenda de hoje reforçou a importância do diálogo entre poder público, iniciativa privada e instituição de ensino, garantindo transparência, equidade e efetividade nas ações do CBHSF em toda a Bacia do São Francisco, especialmente na aplicação do plano de saneamento e proteção ambiental
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Júnior Campos
*Fotos: Júnior Campos