CBHSF aprova deliberações finais e anuncia plenária extrordinária

23/05/2015 - 0:31

O colegiado do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF aprovou durante a programação do segundo e último dia (22.05) da sua XXVII Plenária Ordinária, na cidade de Petrolina(PE), deliberações que visam orientar ações que respeitem o meio ambiente e o rio. A mediação do debate foi feita pelo secretario do Comitê, Maciel Oliveira.

Maciel Oliveira na xxvii plenaria do CBHSF - por Ivan Cruz

Maciel Oliveira , secretario do CBHSF


Uma das moções dispõe sobre a revitalização do rio São Francisco, com objetivo de respeitar a Carta de Petrolina e integrá-la às ações do Ministério do Meio Ambiente visando o aumento da qualidade e quantidade das águas do São Francisco. A moção ainda será finalizada e revisada antes de ser disponibilizada no site do CBHSF.
Ainda na finalização do encontro em Petrolina, decidiu-se pela realização de uma plenária extraordinária entre os meses de agosto e setembro, com data a ser definida pelos membros da instituição. Esse encontro terá como pauta principal o contrato de gestão entre a agência delegatária do Comitê, AGB Peixe Vivo, e a Agência Nacional de Águas – ANA, que garante a gerência dos recursos do CBHSF advindos da cobrança pelo uso da água.
Na avaliação do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, a XXVII Plenária finaliza com resultados significativos “porque, além de os membros terem partilhado suas experiências e as ações de suas localidades, possibilitou maior discussão sobre problemas preocupantes que afetam o rio, como a poluição e o desmatamento, ampliando-se o diálogo com entidades como a ANA, Companhia Hidroelétrica do São Francisco – Chesf, Instituto Brasileiro de Recursos Hídricos e Energias Renováveis – Ibama e Ministérios Públicos dos Estados que compõem a bacia”, disse o presidente.
2015-Mai-22-Petrolina-PE-XXVII-plenaria-CBHSF-Cleuber-Ferreira (96)

Participantes da XXVII Penária


ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF