CBHSF apresenta Termo de Referência na comunidade Sítio Nazário, em Penedo (AL)

28/08/2019 - 15:24

Nesta terça-feira (27), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou na comunidade Sítio Nazário, zona rural de Penedo (AL), um seminário de apresentação do Termo de Referência relativo ao Projeto de Fossas Agroecológicas para o Tratamento de Efluentes de Penedo (AL).


A apresentação do projeto, realizada pela DHF – Consultoria e Engenharia, contou com a presença de moradores do Sítio Nazário, que compareceram para conhecer com mais detalhes e de que forma ele será aplicado. Segundo Maria Cinthia, 31, que se mudou com a família para o local ainda criança, o projeto é necessário para a comunidade, pois todos precisam muito de saneamento básico. “O fato de ser agroecológico é bem importante porque mostra a preocupação com a preservação ambiental. A nossa comunidade espera há anos por este projeto e está bem ansiosa pela sua execução”, disse.

Durante a apresentação, o engenheiro Eduardo Lucena explicou que a ideia do projeto é evitar o lançamento de esgoto doméstico não tratado em corpos hídricos e consequentemente a degradação ambiental da bacia hidrográfica do Rio São Francisco, a partir da construção de sistemas sustentáveis de tratamento de efluentes sanitários em residências unifamiliares na zona rural de Penedo/AL. “Serão construídas Bacias de Evapotranspiração para o tratamento de águas escuras e círculos de bananeira para tratamento de águas cinzas. Além disso, haverá a realização de mobilização social junto à comunidade e a promoção do acesso ao saneamento básico em áreas do município de Penedo, conforme prevê a Lei do Saneamento (Lei nº 11.445/2007), e o tratamento dos esgotos domésticos provenientes de habitações unifamiliares do município para evitar a contaminação do solo e do lençol freático”.

São 75 residências no sítio que estão dentro do levantamento para serem beneficiadas com o projeto, de acordo com o que foi informado no termo de referência. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí, Francisco Sousa Guerra, o Tico, eleito recentemente, que também é representante do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Penedo parabenizou o CBHSF e a DHF pela iniciativa, pois acredita que o projeto é de grande importância para a saúde da comunidade e para o meio ambiente. “Deixaremos de despejar esgoto na natureza, de degradar o meio ambiente e o lençol freático. Estou satisfeito em saber que vocês aqui do Sítio Nazário aceitaram este benefício e entrarei como parceiro para doar os vasos sanitários das casas que ainda não possuem banheiros, bem como daremos apoio caso precisem de encanamentos durante o processo”.


Veja as fotos do evento: 


O vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, contou que a comunidade do Sítio Nazário será a primeira a ser 100% saneada de forma agroecológica em Penedo. “É um prazer trazer o benefício para esta comunidade, pois conheço de perto a necessidade de cada família. Ver todos felizes e empolgados só mostra que estamos no caminho certo”.
Para o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, “a água de qualidade sempre me interessa e a nossa missão é cuidar dos rios”. Miranda acrescentou que se todos cuidarem do saneamento, doenças serão evitadas, por exemplo. “Nos encontramos nas proximidades da foz do Rio São Francisco e precisamos melhorar a qualidade das águas na bacia inteira e seus afluentes, como também é necessária a melhoria das condições sanitárias. Devemos ser conscientes para o uso racional e ambiental das águas. São ações assim que ajudam e elevam essa consciência nas pessoas e nós do CBHSF temos o prazer de colaborar com projetos desse nível”, finalizou.

O seminário teve a presença de representantes da comunidade local, do CBHSF, da Agência Peixe Vivo, do SAAE, do Instituto Terra Viva e da DHF-Consultoria e Engenharia.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Foto: Edson Oliveira