Reunida em Salvador (BA) nesta sexta-feira (14.9), a Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos – CTPPP avançou na discussão de assuntos estratégicos da vida institucional do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, com destaque para o Plano de Aplicação Plurianual – PAP 2013-2015.
O grupo de especialistas avançou na preparação do instrumento de planejamento, com definições sobre as ações de planejamento e estruturantes que o Comitê estará desenvolvendo nos próximos três anos. O objetivo é que a peça orçamentária esteja consolidada até a próxima reunião da CTPPP, em outubro, quando deverá ser aprovada a minuta de deliberação, a ser votada pelos 62 membros do Comitê na próxima reunião plenária, em novembro.
A câmara também discutiu com o Grupo de Trabalho – GT específico a revisão do Plano Decenal de Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco, principalmente a elaboração do Termo de Referência – TR, que orientará o trabalho da consultoria especializada a ser contratada posteriormente pelo Comitê, após avaliação da plenária.
Na pauta da reunião também constou a organização de um seminário sobre a regulação das Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs, previsto para este ano. A realização do evento está a cargo de um GT específico, que discutiu com os membros da câmara aspectos a serem abordados no seminário, notadamente os impactos ambientais das PCHs.
O encontro, realizado no escritório da Codevasf na Bahia, foi conduzido pela coordenadora da CTPPP, Ana Catarina Lopes, e contou com a presença do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda. Participaram da reunião os representantes da Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac, Marcelo Asfora; Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – Abes, Hildelano Theodoro; Chesf, Daniela Gurgel Amorim; Ministério da Integração, Maurício Pietro da Rocha; Agência Nacional de Águas – ANA, Victor Sucupira; Instituto Brasileiro de Mineração – Ibram, Patrícia Boson; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRB, Avani Gonçalves Torres; Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Johann Gnadlinger, além dos diretores da AGB Peixe Vivo, Alberto Simon e Ana Cristina da Silveira.
Assessoria de Comunicação