A Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos – CTPPP, esteve reunida durante todo o dia desta quinta-feira (30.8) em Brasília, cumprindo uma extensa pauta de discussões sobre os assuntos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF que estão a demandar análises e posicionamentos fundamentados para o melhor desenvolvimento das ações institucionais.
Um corpo qualificado de especialistas, membros do Comitê ou indicados por estes, debateu e firmou posição sobre assuntos diversos, a exemplo dos projetos hidroambientais que o CBHSF está implementando na bacia e os últimos informes do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão – GACG e do Grupo de Trabalho Permanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na Bacia do Rio São Francisco – GTOSF, bem como os encaminhamentos institucionais acerca das Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs.
Os participantes também conheceram o programa de Comunicação do CBHSF, por meio da apresentação da coordenadora Malu Follador, que discorreu sobre os objetivos, metas e ferramentas do trabalho que está sendo implementado pela CDLJ Publicidade.
Na parte da tarde a discussão se concentrou no Plano de Aplicação Plurianual – PAP 2013-2015. Os participantes avaliaram o conteúdo do instrumento de planejamento, definindo metas e valores para o período. Essa foi a primeira vez, desde o início da cobrança pelo uso da água, que o Comitê debateu, em profundidade e em detalhe, a aplicação dos recursos disponiveis.
O encontro, realizado no Allia Hotel, foi conduzido pela coordenadora da CTPPP, Ana Catarina Lopes, e contou com as presenças do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda; do coordenador da CCR do Baixo São Francisco e membro da Direc, Carlos Eduardo Ribeiro Junior, e dos representantes do Instituto Brasileiro de Mineração – Ibram, Patrícia Boson; Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – Abes, Hildelano Theodoro; Chesf, Daniela Gurgel Amorim; Ministério da Integração, Maurício Pietro da Rocha; Agência Nacional de Águas – ANA, Victor Sucupira; Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Sergipe, Ailton Francisco da Rocha; Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRB, Avani Gonçalves Torres; Universidade Federal de Alagoas – Ufal, Melchior Nascimento; Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Johann Gnadinger, além dos diretores da AGB Peixe Vivo, Alberto Simon e Ana Cristina da Silveira.
Assessoria de Comunicação