Barragem em Água Bela (PE) ameaça se romper devido às fortes chuvas na região

07/04/2020 - 9:58

ANA e outros órgãos se reúnem para elaborar plano de ação para evitar o desastre.

Desde o dia 23 de março, Santana do Ipanema (AL) vem sofrendo com inundações, causadas por fortes chuvas que provocaram o transbordamento do rio Ipanema e do Riacho Camoxinga. Agora uma barragem no município de Águas Belas (PE) ameaça se romper.

A Defesa Civil e equipes do Corpo de Bombeiros vem alertando a população ribeirinha de Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras e Batalha. O município de Santana do Ipanema decretou situação de emergência por 90 dias e levantamento feito pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), aponta que essa foi a maior cheia registrada na cidade nos últimos 40 anos.

Em reunião realizada ontem (06/04) pela manhã, por videoconferência, com a participação da Agência Nacional de Águas (ANA), Secretaria Estadual de Recursos Hídricos de Pernambuco (SERH-PE), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH-AL), Defesa Civil dos dois estados, CHESF, ONS, Codevasf, foram discutidas ações para evitar ou minimizar o desastre que pode vir a acontecer caso a barragem se rompa.

Entre as ações, ficou decidido que a SERH-PE acionará, após avaliação interna, apoio da Defesa Civil Nacional (SEDEC) para obras emergenciais na barragem. Para isso, é necessário que seja feito um relatório técnico caracterizando situação de emergência, e um plano de trabalho. A SEDEC buscará agilizar a análise. Isso não envolve obras de recuperação, mas apenas intervenções emergenciais para evitar o rompimento.

A SERH-PE também solicitará a Companhia Pernambucana de Saneamento(COMPESA) que verifique a possibilidade de instalação de sifão para redução do nível d’agua do reservatório. Além disso, serão feitas reuniões técnicas para definição de quais intervenções físicas podem ser feitas imediatamente.

Em relação à população ribeirinha, as defesas civis dos municípios e dos estados de Pernambuco e Alagoas solicitarão, se necessário, apoio da defesa civil nacional para reconstrução e assistência aos desalojados, pelo sistema S2ID, sendo necessário decreto de situação de emergência.

As defesas civis de ambos os estados e dos municípios, como apoio das secretarias estaduais,irão identificar potenciais danos, divulgar a mancha de inundação, e vão acompanhar e monitorar a situação para que a população residente na mancha de inundação seja relocada para áreas seguras, enquanto perdurar a situação. A SERH-PE vai buscar agilidade nas contratações de obras de recuperação.

A CHESF e o ONS avaliarão a necessidade de manutenção da interrupção das cinco linhas de transmissão localizadas 11 km a jusante da barragem, considerando a mancha de inundação e possíveis impactos de eventual rompimento e a implementação de monitoramento contínuo na barragem. A CHESF atualizará cronograma de recuperação de uma torre que foi afetada pela cheia, prevista inicialmente para ser concluída em 11 de abril.

Em conjunto, a ANA, a APAC, a SERH-PE e o CPRM atuarão para instalação de réguas linimétricas no reservatório e a jusante da barragem, para monitoramento hidrológico contínuo da barragem, como apoio da defesa civil de Águas Belas ou outra entidade local para monitoramento e leitura contínua dos níveis d’agua.

No médio prazo, a ANA e a SEDEC irão capacitar bombeiros e outras entidades importantes. Os municípios ou estados podem solicitar a SEDEC a realização dessa capacitação, cujo público-alvo são osempreendedores, fiscais, Ministério Público, Bombeiros, Defesas Civis e representantes da comunidade.

Órgãos competentes atuarão no médio prazo para equacionamento de irregularidades ambientais, lembrando que as ações emergenciais e de contingências focam na proteção de vidas humanas. Além disso, comunicação constante, articulações e reuniões bilaterais e com grupos menores continuarão ocorrendo, de modo a manter todos informados das ações em curso.

A próxima reunião será na quinta-feira, 9/4/2020, às 10:00, por videoconferência.

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins
*Foto: Divulgação