A bacia do Rio Salitre, um dos afluentes do rio São Francisco, está servindo de fonte de estudo para o pesquisador Alex Pires, da Bahia. Ele desenvolve seu projeto de Mestrado, baseado nos indicadores Eficiência Sócio-Econômica-Ambiental do Uso da Água. Trata-se de uma das pesquisas mais amplas e relevantes em nível mundial, atualmente em curso, relacionada com indicadores de recursos hídricos.
Na etapa inicial do trabalho, foram identificados, através de uma extensa revisão bibliográfica, 245 indicadores relacionados a Recursos Hídricos. Posteriormente, selecionaram-se dentre os 245 indicadores os 24 que melhor cumpriam os critérios de sustentabilidade social, econômica, ambiental e institucional. Para isso, foi empregada uma metodologia científica sólida com a participação de um painel internacional de expertos. Em seguida, identificou-se que 11 dos 24 indicadores têm as características adequadas para avaliar o uso da água em uma bacia hidrográfica real. A próxima etapa deste projeto será a aplicação de uma proposta inovadora de seleção e validação participativa dos indicadores em uma Bacia Hidrográfica Piloto. Foi escolhida a bacia do Salitre como mais adequada para o estudo.
De acordo com Alex Pires, a pesquisa deverá contribuir para atender necessidades reais dos tomadores de decisão envolvidos na gestão dos recursos hídricos a escala de bacia hidrográfica. “Este projeto espera identificar e validar um conjunto de indicadores que permita aos tomadores de decisão promover o uso sustentável dos recursos hídricos na escala de bacia hidrográfica”, explica Alex Pires.
A pesquisa, realizada dentro da cátedra da Unesco, da Politécnica da Catalunha, na Espanha, se concretizou através de convênio com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Sem dúvida é uma iniciativa salutar o estudo da realidade e da riqueza das bacias hidrográficas que compõem a maior bacia hídrica do País, que é a do São Francisco”, avalia o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF