Aumento da defluência para atendimento ao abastecimento público de Pirapora foi aprovado em reunião com a ANA

08/05/2018 - 13:36


A previsão de chuva na bacia do Rio São Francisco para os próximos dias é insignificante. A informação foi passada na manhã desta segunda-feira (07), durante a reunião semanal promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF) para analisar as condições hidrológicas da bacia hidrográfica e transmitida por videoconferência para os estados inseridos no território do chamado Rio da Integração Nacional. Na reunião também foi aprovado, por unanimidade, aumento da defluência para atendimento ao abastecimento da população de Pirapora (MG).
De acordo com apresentação feita pela equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a previsão de chuvas é de aproximadamente 5 mm para os próximos dez dias, provocada pela chegada de uma frente fria. O índice representa quase nenhum impacto para a bacia hidrográfica.
Ainda no encontro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou estudo sobre o aumento da defluência nos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó, entre Alagoas e Sergipe. Conforme explanação da equipe técnica do órgão, a previsão é de uma média de 605 metros cúbicos por segundo (m³/s) até a próxima sexta-feira, dia 11.
A respeito da nova vazão de entrega dos reservatórios, o ONS informou que, até o dia 1º de junho, o volume útil do reservatório de Três Marias (MG), chegue a 48% de sua capacidade, mesmo índice em Sobradinho (BA) e fique em 37% em Itaparica (PE). O índice representa um aumento substancial em relação ao final do ano passado, quando Sobradinho registrou pouco mais de 2% de sua capacidade. Apesar disso, a situação ainda é de alerta para a bacia do Velho Chico, conforme alertou o superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim.
A reunião contou com a participação de representantes dos governos estaduais, de projetos de irrigação, do Ministério Público e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), entre outros. Por unanimidade, os participantes aprovaram o pedido para aumento da defluência em Três Marias, para atender ao abastecimento humano do município de Pirapora.
A prefeita do município mineiro, Marcela Machado Ribas, decretou estado de emergência em virtude da estiagem. Devido a isso, foi aprovado o aumento de defluência em 20 m³, visto que o abastecimento humano está no topo das prioridades dos usos múltiplos. A próxima reunião da ANA está marcada para a segunda-feira da próxima semana, no dia 14, a partir das 10h, na capital federal.

*Texto: Delane Barros
*Foto: Bianca Aun