Agonia do São Francisco chega ao plenário da Câmara Federal

24/03/2015 - 17:50

A agonia vivida atualmente pelo rio São Francisco ganhou espaço na sessão ordinária desta terça-feira (24.03) da Câmara Federal. Durante o Grande Expediente, o deputado Jony Marcos (PRB/SE) disse que apenas o Governo Federal não vê que o Velho Chico está secando. Ele comunicou ter protocolado junto à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) um ofício requerendo informações sobre as ações executadas no rio e não descarta convocar a diretoria da empresa para prestar esclarecimentos ao Parlamento.
O pronunciamento do parlamentar sergipano suscitou apartes de diversos outros parlamentares, que demonstraram solidariedade na defesa do rio e cobraram no governo ações de recuperação e preservação do Velho Chico. “A Chesf tem grande responsabilidade com a manutenção do rio, não vem fazendo a sua parte e precisa explicar o por quê”, afirmou Jony Marcos.
O deputado Heráclito Fortes (PSB/PI) disse que o colega de Legislativo não fala apenas em defesa do chamado Rio da Integração Nacional. “A sua fala, deputado, na verdade é uma defesa do Nordeste. Quando começou a implementar o chamado Canal de Integração do São Francisco, o Governo Federal prometeu recuperar as matas ciliares e nascentes do rio e nada foi feito”, declarou Fortes.
Em outro aparte, o deputado Luiz Carlos Caetano (PT/BA) reforçou os apelos dos colegas em defesa do São Francisco. “É preciso uma atenção especial nas ações de combate à poluição do rio”, defendeu. O assunto tomou corpo após o início de uma reflexão em plenário sobre o Dia da Água, comemorado no domingo passado (22.03).
 
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF