Agência Peixe Vivo apresenta balanço das ações do CBHSF

05/12/2019 - 21:33

Thiago Campos, gerente de projetos da Agência Peixe Vivo, apresentou o status das ações financiadas com recursos da cobrança pelo uso da água no Velho Chico.

Durante a XXXVII Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), realizada nesta quinta-feira, 05 de dezembro, em Aracaju (SE), ocorreu a apresentação dos status dos projetos contratados com recursos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco pelo gerente técnico da Agência Peixe Vivo, entidade delegatária do Comitê, Thiago Campos.

Entre janeiro e novembro de 2019, o CBHSF contratou 81 ações planejadas, contando com os apoios. O valor a desembolsar já contratado é de cerca de R$ 12 milhões e o valor planejado é estimado em cerca de R$ 81 milhões.
Entre as principais ações demandadas pelo CBHSF em 2019 estão projetos de requalificação ambiental, Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), instrumentos de gestão de recursos hídricos, uso da terra e segurança de barragens.

Os projetos de requalificação ambiental foram objetos de chamamento público em 2018. Em 2019 foram abertos outros dois chamamentos, um para Planos Municipais de Saneamento Básico e outro para projetos de sustentabilidade hídrica no Semiárido. Foi apresentado o status de andamento de iniciativas por eixo previsto no Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Francisco.


Veja as fotos da apresentação:


Sistema de Acompanhamento de Demandas

O coordenador de sistemas da APV, Mateus Carvalho, apresentou o novo Sistema informatizado de acompanhamento de demandas, através do qual qualquer membro do CBHSF poderá acompanhar o andamento das ações.

Reestruturação

Buscando cada vez mais aprimorar o atendimento dos processos de trabalho e melhorar o andamento das atividades, a Agência Peixe Vivo passou recentemente por uma reestruturação administrativa e de pessoal. O objetivo é fazer mais com menos gastos e, assim, ser reconhecida como referência na gestão dos recursos hídricos.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins
*Fotos: Allan Rodrigo