AGB Peixe Vivo explica sobre o Plano Diretor da bacia do São Francisco

06/12/2013 - 11:56

O diretor técnico da AGB Peixe Vivo, Alberto Simon, falou ao colegiado do CBHSF, no encerramento das atividades do primeiro dia da XXIV Plenária Ordinária da entidade (05.11), que vem acontecendo na cidade do Recife (PE), sobre as diretrizes para a atualização do Plano Diretor da bacia do rio São Francisco, previsto para ter início em 2014. 
De natureza estratégica e operacional, o Plano Diretor serve como base para a incorporação, de maneira mais consistente, dos aspectos ambientais da bacia hidrográfica do São Francisco, de modo a garantir os usos múltiplos de forma racional e sustentável, em consonância com a gestão integrada e com as políticas de meio ambiente e recursos hídricos.
Simon, que é um dos responsáveis pela contratação do plano, relatou sobre a estruturação que será realizada para a implantação e execução na bacia do Velho Chico, que terá validade de 10 anos. “Iremos realizar, primeiramente, o levantamento de dados e formulação do plano de trabalho. Após isso, teremos a fase de prognóstico, com a projeção de cenários. Em seguida, estabelecemos as metas, programas e ações”, disse ele.
O engenheiro destacou a importância do caráter participativo para a elaboração do documento, no entanto, frisou: “As contribuições de todos os membros e interessados poderão ser enviadas até o dia 15 de dezembro, pois queremos lançar o quanto antes – por meio de licitação pública – o termo de referência para a contratação da empresa executora do plano. Após isso, toda a cooperação para a sua construção será muito bem vinda”,  concluiu Alberto.
O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, corroborou com a fala do técnico da AGB e pontuou: “O termo de referência servirá como um roteiro que iremos adequar posteriormente de acordo com as nossas experiências e vivência dentro da bacia”, disse.
O vice-presidente do CBHSF, Wagner Soares Costa, revelou expectativa quanto à aplicação do plano. “Participei de outros planos de bacias de sucesso. Queremos que o nosso seja referência para os próximos que vierem”, disse. O membro do CBHSF Johann Ginadllinger disse que o plano deve ter “a cara do Velho Chico e do Comitê do São Francisco”, priorizando, assim, a revitalização da bacia.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF