A Integração dos Rios: CBHSF leva a voz do São Francisco ao Capibaribe Festival em Serra Talhada

13/10/2025 - 14:50

A conectividade das águas nordestinas, potencializada pela Integração do Rio São Francisco (PISF), foi o tema central da participação do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) no Capibaribe Festival, realizado na última sexta-feira (10), no Auditório da UAST, em Serra Talhada.


A presença do CBHSF no evento, que está em sua quarta edição e este ano incluiu um módulo na bacia do Pajeú, sublinha a nova realidade hídrica da região, onde o “novo Velho Chico transcende sua bacia”, conforme destacou Elias Silva, coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco.

Água do Agreste: Conectando Bacias

Elias Silva explicou a íntima relação entre as bacias: “Participamos na última sexta-feira (10) do Capibaribe Festival, e mostramos a integração da Bacia do São Francisco e Bacia do Capibaribe, onde a adutora do Agreste atende desde a nascente do Capibaribe, em Poção, e hoje é uma das principais bases de abastecimento”.

A iniciativa do festival em sediar uma edição na bacia do Pajeú e do São Francisco se deve ao fato de que toda a bacia do Capibaribe, em Pernambuco, é hoje receptora das águas da transposição, levadas pela Adutora do Agreste.



Saneamento, Recuperação e Revitalização em Debate

A palestra de Elias Silva focou nos grandes desafios e conceitos essenciais para a saúde dos rios. Ele abordou “o que representa o desafio de saneamento e o que precisa ser feito”, além de “explicar a diferença do que é recuperação e revitalização” sob a visão do rio.

O evento contou com a presença de autoridades e a participação também de Ita Porto, presidente do Comitê do Rio Pajeú, reforçando a parceria inter-bacias. Também esteve presente a doutora e especialista em recursos hídricos, Duda Carvalho, que discorreu sobre o festival e a importância do tema.

O Capibaribe Festival, que teve sua programação de palestras e debates no dia 10, se encerrou com uma ação prática no sábado (11): um plantio no Parque Estadual Mata da Pimenteira, simbolizando a necessidade de recuperação e conservação da vegetação ciliar. O objetivo central é contextualizar a importância da integração hídrica e os desafios de gestão para as bacias receptoras, como o Pajeú e o Capibaribe.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Dani Espíndola / Duda Carvalho