8 pessoas presas e 45 mil metros de rede apreendidos durante a piracema

15/02/2013 - 15:22

Há duas semanas para o fim da piracema, a Polícia Militar de Meio Ambiente divulgou um balanço parcial de prisões e apreensões neste período no Norte de Minas. Oito pessoas foram presas e mais de 45 mil metros de redes foram apreendidas. A proibição de pesca durante a piracema começou em 1º de novembro de 2012 e vai até o dia 28 de fevereiro de 2013. Neste período é proibida a pesca para não comprometer a reprodução das espécies.
“A incidência maior de pesca ilegal é nas cidades às margens do Rio São Francisco, como Pirapora, Januária, Ibiaí, São Francisco, e também nas lagoas marginais destes municípios”, explica o sargento da PM, Davi de Souza Júnior.
Piracema é uma expressão de origem tupi que significa “subida do peixe”. Durante o fenômeno os peixes buscam locais para desova e alimentação.
“A fiscalização é intensificada neste período. Priorizamos os locais onde a pesca é mais frequente, em cidades ribeirinhas, balneários, lagoas. Embora as fiscalizações sejam constantes, as pessoas insistem em praticar a atividade ilegalmente”, explica Souza Júnior.
piracema_rio_sao_francisco_prisoes_noticia
A pesca pode ser feita desde que sejam respeitadas algumas normas sem fins comerciais respeitando as espécies permitidas e a quantidade de três quilos de peixes.
Vanilson Moreira é pescador profissional há 12 anos em Ibiaí. Na época da Piracema, ele recebe um seguro do governo na época em que a pesca com finalidades comerciais fica proibida. Ele diz que o valor pago, equivalente a um salário mínimo, deveria ser maior.
Continue lendo aqui.
Fonte: G1 Grande Minas