Em audiência pública com os moradores de Macaúbas, Igaporã e Serra do Ramalho, municípios ribeirinhos localizados no estado da Bahia, o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Cláudio Pereira, apresentou, nos dias 15 e 16 de junho, os projetos que beneficiarão a recarga hídrica de importantes afluentes do rio São Francisco, responsáveis pelo abastecimento da região.
Os mananciais sofrem fortes processos de perda de água, muito em função da seca e também da exploração em massa dos seus recursos hídricos. Nas intervenções técnicas, são esperadas a recuperação de nascentes, açudes e áreas degradadas, bem como ações que visam à adequação de estradas vicinais, diminuindo as erosões que tomam conta das margens do Velho Chico.
Atualmente, os projetos se encontram em fase de elaboração pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, entidade responsável por administrar os recursos originários da cobrança pelo uso da água. A ideia é que ainda neste segundo semestre seja realizada licitação para definição da empresa executora. “É muito importante o envolvimento da população para o êxito destes projetos”, avaliou Cláudio Pereira.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF