Visita técnica marca início para implantação de comportas nos canais de irrigação do Vale do Paramirim a jusante do Zabumbão

10/02/2020 - 11:12

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) segue implementando melhorias para proteger mananciais e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Na manhã do dia 06 de fevereiro de 2020, quinta-feira, uma equipe técnica esteve no município de Paramirim – BA, para visitar alguns locais às margens do leito do rio Paramirim. Participaram da visita o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos e o presidente do CBHPASO e coordenado-geral do Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas (FBCBH), Anselmo Barbosa Caires.

A previsão é que as obras de melhoria comecem já nos próximos dias. O objetivo é aperfeiçoar as comportas em regos de derivação do rio Paramirim. O trabalho vai abranger dezoito comportas em dezoito canais, todas a jusante da barragem do Zabumbão até a divisa com o município de Caturama. Os impactos dessas obras vão afetardiretamente aproximadamente 250 agricultores e 2.000 pessoas indiretamente, em uma área de cerca de 800 hectares de produção agrícola. Esta obra foi demandada pelo CBHPASO através da Câmara Consultiva Regional do MédioSão Francisco e autorizada pelo CBHSF.

O coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, ressaltou a importância do investimento para uma gestãoracional dos recursos hídricos, diminuindo o desperdício e fazendo uma melhor distribuição da água aos usuários. Ednaldo frisou que a área em questão está inserida no Semiárido nordestino, que tem recursos hídricos escassos.

A obra foi licitada no valor de R$ 263.751.33 (duzentos e sessenta e três mil, setecentos e cinquenta e um reais e trinta e três centavos), e será executada pela empresa LOCALMAQ LTDA. O prazo para execução dos serviços está previsto para noventa dias.

Para o presidente do CBHPASO, Anselmo Caires, “a obra irá disciplinar o uso da água de irrigação. É uma ferramenta para os irrigantes do Vale do Paramirim terem um melhor aproveitamento dos recursos hídricos disponíveis para as suas atividades”.


Veja as fotos da visita: 


Atualmente, as estruturas das comportas em regos de derivação do rio Paramirim são muito precárias, o que dificulta o controle da liberação de água e restringe as boas práticas de eficiência e economicidade na derivação da água para atendimento aos irrigantes. O melhor controle operacional será um fator de redução do consumo de água e possível ampliação da oferta, diminuindo as possibilidades de conflito entre os usuários.

Após a execução das obras, com o melhoramento das comportas em regos de derivação do rio Paramirim, é esperado suprir a demanda atual de água por parte dos irrigantes instalados no vale com uma quantidade menor.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Luiz Carlos Cardoso