Metodologia do Pacto das Águas é apresentada aos membros da CTCT

16/10/2020 - 18:02

Os membros da Câmara Técnica de Comunidades Tradicionais do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CTCT/CBHSF) participaram na manhã desta quinta-feira (15) de uma videoconferência para apresentação da metodologia proposta para elaboração do Pacto das Águas.

A apresentação faz parte do cronograma do Comitê para exposição dos documentos elaborados pelo consultor Leonardo Mitre aos membros do CBHSF e todas as suas instâncias. Após concluir as apresentações, os membros têm até a próxima quarta-feira (21) para enviar suas considerações para inclusão no documento final que será entregue à Diretoria do Comitê.

O objetivo agora é definir uma base comum georreferenciada de disponibilidade hídrica e demandas da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco para utilização para análise de outorgas. “É importante entender neste momento que o Pacto das Águas é um processo de construção com etapas que devem ser seguidas e que todos estejam de acordo com as ações e compromissos conjuntos em prol da bacia”, destacou o gerente de projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos.

No último dia 13 durante reunião com os membros da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos (CTPPP) foi criado um grupo de trabalho para acompanhar as ações do Pacto das Águas com o Plano da Bacia. O GT será coordenado pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Yvonilde Medeiros.

Após avaliar as considerações dos membros do CBHSF, a Diretoria do Comitê deve levar as propostas para aprovação da plenária durante a última reunião do ano prevista para o mês de dezembro.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Miguel Aun