Rios perenes e intermitentes

03/12/2013 - 15:39

O rio São Francisco, também conhecido como Rio da Integração Nacional, tem sua nascente no estado de Minas Gerais, mais especificamente na Serra da Canastra. Depois de percorrer cinco estados brasileiros, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, ele deságua em Piaçabuçu- AL.
A bacia do rio São Francisco possui, aproximadamente, 168 afluentes, sendo que 99 desses são perenes e 69 são rios intermitentes, também conhecidos como rios temporários. Os rios intermitentes, ao contrário dos perenes, só duram nos períodos de chuva, geralmente no inverno, nessa época eles produzem grandes torrentes, já nos tempos de seca eles deixam de existir por falta de água.
Apesar de o Velho Chico ser um rio perene, muitos de seus afluentes como o Córrego da Onça, o rio Salitre e o rio Pajeú são considerados intermitentes. Alguns desses rios já estão sendo revitalizados, há um projeto hidroambiental direcionado para a melhoria da qualidade e quantidades das águas. Veja quais cursos d’água já estão inseridos nesses projetos.