Assistir televisão, ligar o ventilador, ouvir música no rádio, todas essas são atividades simples que são realizadas todos os dias pela maioria dos brasileiros. Mas tem um elemento em comum entre essas ações que sem ele não seria possível realizá-las, a energia elétrica.
No Brasil a maior parte da energia elétrica é produzida a partir de usinas hidrelétricas. Na bacia hidrográfica do São Francisco há quatro grandes reservatórios, são eles: Sobradinho, Itaparica, Paulo Afonso e Xingó. Esses reservatórios são responsáveis por represar as águas que depois serão direcionadas para fazerem girar o sistema de hélices, movimentando o eixo dos geradores e assim produzindo então a energia elétrica.
Economizar energia é uma das formas de se pensar na sustentabilidade, e a explicação para essa afirmação é simples. Quando se reduz o consumo de energia elétrica os impactos na natureza também reduzem, já que não é necessário o alargamento de grandes áreas, deixando de alterar assim o ecossistema na construção de novas represas.
Mas como reduzir o consumo de energia? Por mais que as dicas sejam sempre faladas elas fazem uma grande diferença, tanto no bolso quanto para a natureza. São elas:
- Apagar a luz ao sair do ambiente.
- Desligar a televisão quando não for mais assistir.
- Retirar os aparelhos da tomada. No modo standy by eles consomem energia, mesmo sendo uma quantidade mínima.
- Substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactadas, isso pode representar uma economia de até 80% de energia.