Caatinga: o único bioma exclusivo do Brasil

01/08/2014 - 18:15

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e ocupa o equivalente a 11% do território nacional, concentrado na região nordeste do país. Ela cobre grandes faixas do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e também a parte do norte de Minas Gerais.
O clima é semi-árido nas regiões que a Caatinga predomina, suas características são a baixa umidade e o pouco volume de chuvas com períodos longos de estiagem. Por isso, esse bioma é formado apenas por espécies vegetais que conseguem sobreviver nessas condições.
O tatu-bola, animal mascote da Copa do Mundo da FIFA 2014 e exclusivo da Caatinga, é ameaçado de extinção e o umbuzeiro, árvore simbólica deste bioma, também está ameaçado, sendo encontradas apenas árvores com idades centenárias.
Metade da bacia do rio São Francisco está situada na Caatinga, principalmente no Sub-médio São Francisco. O Velho Chico atravessa terrenos quentes e secos pelo seu caminho até o mar e, por isso, é fundamental para a vida desse bioma que vem sendo desmatado de forma acelerada.
A conservação da Caatinga é importante para a manutenção do equilíbrio ecológico e, por ser o bioma menos protegido nesse quesito, ele é, consequentemente, o mais ameaçado.