A história de Inah Torres com o Velho Chico

26/03/2015 - 16:19

A campanha Eu viro carranca para defender o Velho Chico recebeu importantes apoios na região do Vale do São Francisco. Entre os diversos veículos de rádio, tevê e jornais impressos, destaca-se a locutora da rádio Grande Rio AM de Petrolina, Inah Torres, radiojornalista de uma das principais cidades banhadas pela bacia hidrográfica do rio São Francisco e conhecida na região como a “Dama da Comunicação”
A comunicadora, respeitada em toda a região pela sua dedicação ao rádio, se engajou na campanha logo no início e celebrou os seus 81 anos de vida em um café da manhã com amigos e familiares, justamente no dia 03 de junho, data que, a partir de agora, será também dedicada ao rio São Francisco. Durante a cerimônia, ela fez questão de usar o adesivo e a camisa da campanha e alertar a todos os presentes, muitos também jornalistas e locutores, sobre o papel da imprensa na defesa do rio da integração nacional.
“Precisamos voltar nosso olhar e a nossa consciência para a importância desse rio. A comunicação é fundamental para convocarmos todos a evitar a degradação do Velho Chico, essa água bendita, bênção de Deus”, disse, ao receber o material da campanha das mãos da locutora e blogueira Josélia Maria e do membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Almacks Luiz Silva.
“Precisamos educar as crianças para cuidar da água, para que as próximas gerações tenham uma relação de respeito e preservação do rio”
Inah Torres nasceu em 31 de maio de 1933, em Caruaru – PE, e já vive em Petrolina há mais de 40 anos. Estreou no rádio ainda em 1956, onde participou de programas de auditório, até assumir os microfones como apresentadora.
“O que eu gosto é dar voz às comunidades e integrar as pessoas pelo rádio. Isso me faz feliz”.
Há dez anos, Inah Torres reduziu sua rotina a três programas semanais por conta de um câncer de garganta que a levou a submeter-se a sessões de radioterapia.
“Não posso parar, se Deus me deu esse dom, eu preciso continuar, até quando ele permitir”.
Quando soube da campanha Eu viro carranca para defender o Velho Chico, ela logo quis se engajar. Comentou na programação do rádio, postou nas redes sociais e utilizou um avatar com a carranca em seu perfil pessoal no Facebook, gerando compartilhamentos, curtidas e comentários de seus seguidores.
“Esses anos todos eu sempre abordei a situação do rio São Francisco em entrevistas e debates, porque, apesar de ser chamado Velho Chico, ele pode ser sempre novo, só depende do nosso olhar permanente e cuidadoso para ele”.
Sobre a continuidade da campanha nos próximos anos, Dona Inah já demonstrou disposição e interesse:
“Estarei sempre com as portas do coração abertas e os olhos atentos para o rio. É minha forma de agradecer a essa dádiva divina, a tudo que o São Francisco nos tem dado”.
Pela vibração demonstrada aos 81 anos, Dona Inah Torres ainda vai virar carranca muitas vezes em defesa do Velho Chico.
O Velho Chico ainda tem muita história pra contar. E você? Qual a sua história com o rio?