Trocas de experiências entre países da América Latina marca encontro preparatório para o 8º Fórum Mundial das Águas

27/11/2017 - 10:00

Fórum acontecerá em Brasília, em março de 2018. Expectativa de representantes do CBHSF é de que evento fortaleça Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente

A Rede Latino Americana de Organismos de Bacia realizou, de 22 a 24 de novembro, em conjunto com a Agência Nacional das Águas (ANA) e a Unesco, a “Oficina de Integração de Organismos de Bacia da América Latina e Caribe”, em Brasília (DF). Participaram da oficina, Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, México, Panamá, Bolívia, Costa Rica, Colômbia, Santo Domingo, Guatemala e República Dominicana.
Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) participaram do encontro, que teve o objetivo de promover um debate entre os membros dos Organismos de Bacia para tratar da gestão das águas nos aspectos de governança, troca de experiências, financiamento e representatividade. A atividade foi desenvolvida também como preparação para o Fórum Mundial da Água, que será realizado no Brasil, em março de 2018.
Para a coordenadora da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco, Sílvia Freedman, esta troca de experiências é fundamental. “Apesar do nosso modelo de gestão ser francês, é muito importante conhecer outros modelos. Trouxemos também uma experiência enorme de gestão das águas, de uma Bacia com a diversidade e a extensão territorial que tem o São Francisco” contou Sílvia.
Humberto Gonçalves, superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, disse que o Brasil tem muito a apresentar aos outros países sobre seu modelo de gestão das águas. “Com a realização desta oficina daremos um passo à frente na organização da participação dos organismos de bacia no Fórum Mundial das Águas”, explicou Humberto, que fez uma apresentação sobre a participação dos Organismos de Bacia no Fórum.
Sobre a realização do Fórum, a coordenadora da CCR Alto São Francisco espera mais efetividade nas soluções dos problemas hídricos do Brasil e do mundo. “A expectativa é que o Fórum sensibilize a consciência governamental para a necessidade do fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente”, avalia Sílvia.
Sílvia acredita que o maior resultado que pode ser extraído do Fórum é a constituição de um fundo internacional de investimento para promover ações em prol da água.

Sílvia Freedman, coordenadora da CCR Alto São Francisco, durante o  encontro preparatório para o 8º Fórum Mundial das Águas, realizado em Brasília

Brasil, Colômbia, México, Panamá, Peru, Costa Rica e Guatemala, apresentaram experiências sobre representatividade, poder decisório e boas práticas.
Segundo a representante do CBHSF, Larissa Oliveira, os países têm muitos aspectos em comum na prática de gestão de águas. “O que percebi é que nós temos os mesmos desafios, somos muito semelhantes, nas diversidades e também no potencial hídrico. Temos muito a aprender, mas também podemos ensinar bastante, já que a nossa política das águas está completando 20 anos”, avaliou.
“Países como a Guatemala, Bolívia e o Panamá, ainda não possuem marcos normativos que legislem sobre água, e, apesar de não terem esses marcos legais, assistimos a um grande processo de mobilização por parte dos Organismos destes países, alguns criados há um ano ou dois”, explica Larissa.
Larissa destacou que a integração é o mais importante neste processo. “A gente tem só um território, na verdade é uma grande Bacia Hidrográfica, então só a ação integrada salvará o Rio São Francisco, os rios do Brasil e da América Latina”.
A coordenadora de capacitação da Agência Nacional de Águas (ANA) e integrante da Comissão do Processo Cidadão do Fórum Mundial da Água, Taciana Leme, explicou que este intercâmbio de experiências fortalece as capacidades locais. “Os participantes trocaram experiências e se sentem fortalecidos para retornar aos seus países e mobilizar as pessoas para o tema da água”, concluiu.
A América do Sul, Central, Caribe e México abrangem um contingente de mais de 400 milhões de pessoas e detém quase um quarto da água do planeta. Os organizadores do evento destacaram que a participação da população no processo de gestão das águas é cada vez mais necessária.

Fórum Mundial da Água

Evento mundial sobre recursos hídricos, o 8º Fórum Mundial da Água é um espaço para trocar experiências, analisar problemas e buscar soluções relacionadas ao uso consciente da água no planeta. Mais de 40 mil pessoas de mais de 100 países são esperadas para o evento, que será realizado entre os dias 18 e 23 de março de 2018, em Brasília. As atividades acontecerão no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional Mané Garrincha.