Quatro municípios do Alto São Francisco recebem capacitação sobre Planos Municipais de Saneamento Básico

09/10/2017 - 12:47

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou oficinas de capacitação dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) em quatro municípios da região do Alto São Francisco. No dia 03 de outubro foi realizada oficinas em Matias Cardoso e Jaíba, e no dia 05 em São Romão e em Ponto Chique. As oficinas tiveram como objetivo discutir aspectos do diagnóstico dos PMSBs.
Durante as oficinas, os participantes assistiram a uma apresentação de forma detalhada sobre a importância dos PMSBs para a população. Em seguida, foi aplicado um questionário individual aos participantes, que foram divididos em grupos para participarem da dinâmica, para que a população do município apontassem os problemas e soluções do serviço de saneamento por meio de um mapeamento participativo que resultou em uma nova apresentação dos mesmos, sobre as fragilidades e potencialidades apontadas no diagnóstico rápido participativo referente aos quatro eixos do plano.

Oficinas de capacitação dos PMSBS em Ponto Chique, São Romão, Jaíba e Matias Cardoso 

 
Os termos de Compromisso para a elaboração dos PMSBs foram assinados no dia 21 de julho de 2017, entre o CBHSF, a Agência Peixe Vivo, o Instituto Gesois e as prefeituras de Ponto Chique, São Romão, Matias Cardoso e Jaíba. A solenidade aconteceu na Associação dos Municípios do Médio São Francisco (AMMESF), em Pirapora (MG). O valor de cada PMSB gira em torno de R$250 mil e o prazo para a elaboração é de 10 meses.
 
Por Luiza Baggio
Fotos: Instituto Gesois