Projeto de recuperação hidroambiental beneficiará cerca de 300 mil alagoanos

20/12/2016 - 16:43

Durante os próximos 24 meses, a empresa Engenatus Engenharia e Meio Ambiente executará o projeto de recuperação hidroambiental nas porções Média e Baixa da bacia hidrográfica do rio Piauí, em Alagoas. Para apresentar o planejamento das atividades, a empresa realizou, nesta terça-feira (20.12), no município alagoano de Coruripe, o seminário inicial do projeto, financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco com recursos da cobrança pela água bruta.
Estão previstos a recuperação de 352 nascentes, o plantio de 130 mil mudas, a adequação de estradas rurais, a instalação de mais de 70 mil metros de cerca, além de mobilização social. O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Honey Gama, prestigiou o evento, destacando os benefícios das intervenções que serão feitas. “O Comitê já entregou a recuperação promovida no Alto Piauí e os ganhos foram fantásticos para os proprietários de terras”, disse.
O secretário de Desenvolvimento do município de Coruripe, Dorgival Macena, disse que procurou conhecer o projeto e logo apoiou a sua execução, especialmente com relação à recuperação de nascentes. Representante do Comitê do Piauí e membro do CBHSF, Antônio Jackson Borges também falou aos participantes do seminário, formado por agricultores, proprietários de terras e representantes do poder público sobre a preocupação do Comitê em assegurar maior quantidade de água na região.
Os participantes conheceram a forma de trabalho do CBHSF e receberam informações sobre a arrecadação pelo uso da água e a destinação dos recursos. O diretor técnico da Engenatus, vencedora da licitação, Mykael Bezerra, disse que está prevista a recuperação de uma área de 189 hectares, beneficiando, direta e indiretamente, uma população de 300 mil pessoas. Segundo ele, a empresa iniciará o trabalho com mais de 30 dias de antecedência, a fim de aproveitar o período correto para o plantio de mudas.
As obras de recuperação hidroambiental abrangerão os municípios de Junqueiro, São Sebastião, Teotônio Vilela, Feliz Deserto, Penedo e Piaçabuçu, além de Coruripe. O rio Piauí é o único afluente perene do São Francisco em Alagoas.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF