Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, fala sobre o II SBHSF para a rádio Nacional

28/03/2018 - 19:09

Brasil Rural de hoje (28 de março) fala sobre o Rio São Francisco e um simpósio sobre o tema que irá ocorrer no mês de junho, em Aracaju/SE. Para saber mais do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), conversamos com o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda. Com tema central Desafios da Ciência para um novo Velho Chico”, o evento congrega cinco eixos temáticos: Governança, Qualidade e quantidade da água, Conservação e recuperação ambiental, Dimensão social e dimensão saúde.
Sobre o papel do comitê e sua importância, Anivaldo destaca: “O Comitê é um colegiado que está presente na lei e faz parte da base da pirâmide que compõe o sistema nacional de Recursos Hídricos. O grande papel desses colegiados é aprovar, sobretudo, o Plano de Recursos Hídricos de cada bacia hidrográfica. Cabe também ao Comitê promover a cobrança pelo uso da água bruta, fazendo também o enquadramento de rios para determinar sua qualidade e promover várias ações de planejamento e até mesmo obras de recuperação”.
Segundo ele, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) é a universidade que tem mais estudos sobre a bacia. Seja sobre o solo e a vegetação, seja sobre as práticas econômicas. Na entrevista, ele fala também sobre a preservação do rio hoje.
A data do II Simpósio coincide com o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico.
Ouça a entrevista completa em:
https://goo.gl/aWVrAX
 
Fonte: Brasil Rural