Parceria com a Sudene deverá fortalecer atuação do CBHSF

19/07/2017 - 19:09

Texto e fotos: Delane Barros
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) deverá contar com um termo de cooperação técnica com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O documento deverá ser formalizado até a primeira semana de agosto. A proposta foi discutida no escritório do Comitê, em Maceió (AL), na tarde desta quarta-feira (19 de julho), durante reunião entre o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, o diretor técnico da Peixe Vivo, agência delegatária do colegiado, Alberto Simon, e o diretor de Administração da Sudene, Antônio Magalhães Ribeiro.
O termo de cooperação técnica sinaliza para uma ação conjunta dos dois entes para a ampliação das atividades relacionadas aos projetos de recuperação hidroambiental, realizados pelo CBHSF. “Esse documento deverá resultar numa grande parceria. Será a oportunidade para ampliar a atuação do Comitê na efetivação de projetos que nós financiamos a execução”, considerou o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, que fez uma explanação sobre a forma de trabalho do CBHSF.
O representante do órgão federal revelou que a Sudene está elaborando seu Plano de Desenvolvimento e a questão da água tem participação muito importante. Devido a isso, as ações realizadas pelo CBHSF ganham interesse da Superintendência. “O trabalho realizado pelo Comitê precisa e será analisado dentro desse nosso Plano de Desenvolvimento. Foi bom conhecer de perto o trabalho e a atuação do Comitê do São Francisco. A Sudene quer ser parceira”, garantiu Antônio Ribeiro.
O diretor técnico da agência Peixe Vivo, Alberto Simon, ressaltou que a parceria que viabilize a ampliação do trabalho do Comitê é de maior interesse para o órgão colegiado. Caberá à agência delegatária a elaboração dos itens que irão compor o termo de cooperação, o qual deverá ser assinado na sede da Sudene, em Recife (PE), com a presença do superintendente do órgão, Marcelo Neves.
Na oportunidade, também será entregue oficialmente o documento que representa o Plano Decenal de Recursos Hídricos da bacia do São Francisco, aprovado no ano passado, durante plenária do CBHSF.
montagemsudene