Miranda abre plenária do CBHSF conclamando a união

01/12/2016 - 12:10

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, abriu na manhã desta quinta-feira (01/12), na cidade alagoana de Penedo, a sua XXXI Plenária Ordinária, fazendo um apelo geral: “Que nos unamos todos, poder público, usuários e sociedade civil, para garantir um futuro melhor para o rio São Francisco. Sem essa união, será praticamente impossível ter uma solução para os graves problemas enfrentados pela bacia e suas comunidades”.
Miranda reforçou a sua convicção de que, a partir de agora, todas as ações derivem do Plano de Bacia, aprovado na última plenária do colegiado, no mês de setembro, em Belo Horizonte. “O Comitê viverá um período muito intenso de trabalho. Precisamos do empenho de todos. E temos um roteiro muito definido sobre o que podemos fazer, que é o Plano, fruto de um trabalho muito grande para diagnóstico das situações vividas e principais necessidades da bacia”.
O presidente lembrou que o momento vivido pelo CBHSF é de integração e colaboração mútua. “Saimos de um processo eleitoral vitorioso, que fortaleceu a entidade institucionalmente. Por outro lado, criamos internamente a cultura do planejamento, que só ajuda em buscar as soluções mais apropriadas para os desafios que temos”.
Essa esperança por dias melhores na gestão da bacia foi compartilhada por outros membros do Comitê que integraram a mesa de abertura da plenária. Para o vice-presidente José Maciel Oliveira, um dos grandes desafios agora é diminuir os problemas ambientais, muitos dos quais decorrem da canalização para o Velho Chico dos esgotos das cidades.”O Comitê está fazendo sua parte. Esmos licitando agora a elaboração de mais 42 planos de saneamento básico. Com isso, queremos ajudar e envolver os municípios em busca de soluções para problemas como esgotamento sanitário, drenagem urbana e abastecimento”, disse.
“Mais uma vez estarei disponível para que as ações deste comitê venham à tona com a aplicação do nosso Plano Diretor, para que esse rio tenha um alivio em quantidade e qualidade de águas”, completou o atual secretário Lessandro Gabriel.
Finalmente, o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, deu as boas vindas aos participantes da Plenária, colocando-se à disposição para compor a “força-tarefa” em benefício do Velho Chico. “Precisamos juntar forças para salvar o rio, este rio que nos dá tanto, que dá o peixe, que dá a água. Precisamos avaliar o que estamos fazendo com o Velho Chico. O rio está morrendo Precisamos fazer um grande trabalho para salvá-lo”, observou, completando:
“Que vocês, membros do Comitê, sejam mais austeros, que procurem ver as outorgas de água, a própria transposição…um rio que hoje tem vazão de 750 m3/seg não tem condições de levar água para o alto sertão do Ceará enquanto o povo ribeirinho morre de sede”.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF