Curso de conflito pelo uso da água será realizado para comitês em São Paulo

19/10/2016 - 9:05

O curso de gestão de conflito pelo uso da água, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) em Maceió (AL), no mês de março passado, atraiu a atenção de outros organismos da área de recursos hídricos. No início de novembro, a mesma empresa que realizou a capacitação para os membros e convidados do Comitê promoverá o curso em São Paulo, para atender a comitês da região.
O professor e doutor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na área de engenharia, Valmir de Albuquerque Pedrosa, responsável pelo curso, explica que o objetivo da capacitação é introduzir os conceitos básicos de cooperação, prevenção e mitigação de conflitos em recursos hídricos, com uso de exemplos nacionais e internacionais, dentro do mesmo modelo do que foi oferecido aos membros do CBHSF.
A iniciativa terá um reforço na área jurídica, em atendimento à demanda apresentada quando da realização do curso em Maceió. Para isso, contará com a participação da advogada e geógrafa Maria Gravina Ogata.“O curso foi especialmente formatado para profissionais que representam seus clientes nos comitês de bacias hidrográficas e nos órgãos gestores de recursos hídricos e de meio ambiente, bem como os que atuam em algum dos órgãos que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos”, explica Valmir Pedrosa.
Ele antecipa que os temas atuais envolvendo conflitos pelo uso de recursos hídricos serão discutidos com a identificação do arcabouço legal e institucional no âmbito nacional. Completará o programa do curso um roteiro para a análise de conflitos e recomendações de boas práticas para as reuniões de órgãos colegiados de recursos hídricos.
O curso de gestão de conflito pelo uso da água será realizado no dia 7 de novembro, das 9h às 18h, no Hotel Blue Tree Premium Paulista, ao custo de R$ 790. A inscrição deverá ser feita através do email mgoambiental@gmail.com. O investimento contempla material utilizado no curso, bem como o livro digital “Conflito pelo Uso da Água”, escrito pelo palestrante.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF