Coordenação da CCR Submédio São Francisco acompanha obras na tribo Pankará

19/03/2018 - 7:31


Na manhã desta sexta-feira (16 de março) o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Submédio São Francisco, Julianeli Lima e o diretor técnico da Agência Peixe Vivo, Alberto Simon Schvartzman realizaram visita técnica na Aldeia Serrote dos Campos, comunidade Pankará em Itacuruba (PE) para acompanhamento da obra de implantação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA). A visita foi acompanhada pelas lideranças indígenas e pelo corpo técnico de engenheiros da empresa Cassi, responsável pela execução dos serviços.
A obra é custeada integralmente pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e vai beneficiar diretamente 408 índios que, atualmente, são abastecidos por meio de caminhões pipa. Com a implementação da SAA, a comunidade contará com uma adutora, estação de bombeamento, estação de tratamento, reservatório e rede de água potável.
“As obras seguem dentro do cronograma e acreditamos que ainda nesse primeiro semestre a comunidade vai contar com água de qualidade em suas casas para o consumo humano, animal e irrigação das culturas de subsistência. Trata-se de um investimento da ordem de R$ 3,7 milhões, em um projeto demonstrativo, totalmente financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, beneficiando inúmeras famílias da aldeia”, afirmou Julianeli Lima.

Visita do o coordenador da CCR Submédio São Francisco, Julianeli Lima e do diretor técnico da Agência Peixe Vivo, Alberto Simon Schvartzman, à comunidade Pankará 

A comunidade, Aldeia Serrote dos Campos, situada há 3km da cidade de Itacuruba em Pernambuco, ocupa o território atual desde 2005 quando reconquistaram o direito de morar preservando suas raízes, cultura e tradições indígenas. Em 1988, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) deslocou a sede do município de Itacuruba para a posição atual.
 
* Texto e fotos Juciana Cavalcante