Comitê da Bacia do São Francisco realizará Plenária em Brasília, na próxima sexta-feira (25/08)

23/08/2017 - 14:20

 
Capa_Site_XX_Plenaria_CBHSF_634x422pxPor Delane Barros
A apresentação da nova metodologia de cobrança pelo uso de recursos hídricos da bacia hidrográfica do chamado rio da integração nacional será o tema principal da XX Plenária Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), que acontece no próximo dia 25 de agosto, em Brasília (DF). A nova metodologia foi discutida durante vários meses com as câmaras técnicas competentes e agora é a vez da composição plenária referendar.
Também haverá oportunidade para um amplo debate acerca da resolução da Agência Nacional de Águas (ANA), a qual versa sobre as condições para a operação do Sistema Hídrico do São Francisco, composto pelos reservatórios instalados na bacia do Velho Chico. A agência federal instituiu um grupo de trabalho para discutir a melhor forma para a gestão das águas são-franciscanas e o tema será debatido, agora, em um cenário mais amplo. A bacia do Velho Chico possui os reservatórios de Três Marias, Sobradinho, Itaparica (Luiz Gonzaga), Moxotó, Paulo Afonso I,II, III e IV, e Xingó.
Ainda na reunião, o CBHSF fará a apresentação das suas sugestões direcionadas ao Projeto Legado, documento elaborado pela ANA e que representa desafios e propostas para a gestão das águas no Brasil e uma preparação para o 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em março do próximo ano, também na capital federal. “O Comitê é pioneiro na implantação da metodologia de cobrança pelo uso dos recursos hídricos e essa atualização representa mais um compromisso da atual gestão desse colegiado”, resume o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda.
A Plenária é a oportunidade de reunir todos os 62 membros titulares do Comitê para discutir problemas e buscar soluções para as questões relacionadas ao Velho Chico. Na sua composição, fazem parte usuários, sociedade civil, poder público, representando a pluralidade da composição do rio São Francisco. O encontro será realizado durante todo o dia, no próximo dia 25, no auditório do Allia Gran Hotel Brasília Suites, Setor Hoteleiro Norte, Quadra 5, Asa Norte, na capital federal.