Comitê apoia proposta que eleva nível de Itaparica para 15%

19/02/2018 - 20:27

A quantidade de chuvas registradas desde o início do período úmido na Bacia do Rio São Francisco apresenta uma quantidade que eleva o nível dos reservatórios, apesar de ainda não ser possível descartar o período de criticidade. A informação foi passada na manhã desta segunda-feira (19 de fevereiro), durante reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), para avaliação das condições hidrológicas da Bacia do chamado rio da integração nacional e transmitida por videoconferência.
Diante desse cenário, o superintendente de Recursos Hídricos da ANA, Joaquim Gondim, consultou os participantes da reunião quanto a duas propostas apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A primeira, previa a elevação da defluência no reservatório de Sobradinho, na Bahia, para mil metros cúbicos por segundo (m³/s), a fim de elevar o nível do reservatório de Itaparica, em Pernambuco, do patamar atual de 10% para 20%.
A outra proposta, que acabou saindo vencedora após consulta aos representantes dos estados inseridos na Bacia do Velho Chico e demais usuários, foi a de aumentar o nível de Itaparica para 15%, mantendo a vazão atual, de 550m³/s e, somente depois de encerrado o período úmido, em abril, haver uma nova avaliação. O vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, participou da reunião por videoconferência, no escritório do colegiado, em Maceió (AL) e foi um dos que votou pela segunda proposta.
Maciel Oliveira justificou que, somente depois de encerrado o período de chuvas é que se terá um quadro mais realístico sobre o cenário da Bacia para o restante do ano de 2018. “Para a primeira proposta, a vazão seria elevada e, caso o período de chuvas não seja suficiente para dar uma garantia à manutenção da bacia do São Francisco, seria necessário reduzi-la novamente, o que causaria um grande impacto”, ponderou Maciel Oliveira.
Ainda durante a reunião, a equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) passou um panorama da Bacia Hidrográfica do Velho Chico referente ao período chuvoso atual. De acordo com os técnicos, a precipitação média somente nos primeiros 17 dias de fevereiro foi de 121 milímetros (mm), praticamente o dobro do que foi registrado no mesmo período de 2017.
O mais recente relatório indica que o nível do reservatório de Três Marias, em Minas Gerais, está em 31%; em Sobradinho, 16%; e em Itaparica, 14% do volume útil. A reunião que avalia as condições hidrológicas da Bacia do São Francisco acontece semanalmente, na sede da ANA, em Brasília (DF) e é transmitida por videoconferência para os estados inseridos na Bacia. O próximo encontro está marcado para a segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a partir das 10h.
 
Por Delane Barros