CCR Médio São Francisco realiza reunião ordinária para avaliar e debater ações e projetos

18/08/2017 - 14:26

DSC_4814
Texto e fotos: Fernanda Sodré Soares
A Câmara Consultiva Regional (CCR) Médio São Francisco reuniu-se de forma ordinária, no dia 17 de agosto, no auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA), no município de Barreiras, para avaliação das ações e projetos em execução, assinatura dos Termos de Compromisso para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico, eleição do cargo de secretário da CCR e apresentação da nova metodologia de cobrança pelo uso da água.
Para o coordenador da CCR Médio SF, Ednaldo Campos, “esse é o momento em que dividimos nossos anseios e alegrias. Vamos compartilhar resultados positivos e dividir as demandas que projetamos”.
montagem CCR Medio
Durante o encontro, foi assinado o Termo de Compromisso entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Agência Peixe Vivo e as prefeituras de Xique-Xique, Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Jaborandi, Santa Maria da Vitória e São Felix do Coribe. O prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho salientou que o plano é uma ferramenta essencial para que o poder público municipal possa captar recursos e cumprir com as exigências legais. “Nós precisamos dar um tratamento diferenciado as questões de saneamento básico e o conhecimento sistematizado das demandas reais nos guiará nas ações necessárias. De posse desse plano o município vai avaliar o que podemos implementar com recursos próprios e o que devemos captar nas esferas estaduais e federais”, comentou o prefeito.
Alberto Simon, diretor técnico da Agência Peixe Vivo, apresentou aos presentes a proposta da nova metodologia de cobrança pelo uso da água bruta do rio São Francisco. Para o coordenador a nova metodologia é mais eficiente e coerente com a proposta do CBHSF agregando, inclusive, maiores benefícios para os usuários dos recursos hídricos da bacia do São Francisco. “Nessa nova atualização, a ideia central é ajustar a cobrança a cada segmento usuário incentivando as boas práticas do uso da água. Esse é o grande ganho dessa atualização”, ponderou Simon.
Os membros da CCR Médio São Francisco avaliaram também as ações da campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico” e elegeram de forma unânime, para o cargo de secretário da CCR, João Barbosa de Oliveira, secretário de Agricultura do município de Correntina e membro do Comitê de Bacia do Rio Corrente.

Veja fotos da reunião