CBHSF delibera sobre cessão de bens à aldeia Pankará

18/05/2018 - 13:29


Encerrando a XXXIV reunião Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), realizada em Lagoa da Prata (MG), no dia 17 de maio, os membros votaram a favor da cessão à aldeia indígena Pankará, localizada em Serrote dos Campos, em Itacoruba (PE) de todos os bens adquiridos e benfeitorias realizadas na construção do Sistema de Abastecimento de Água na tribo.
O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, alertou os presentes sobre a importância da guarda e manutenção dos equipamentos. “Somente as duas bombas para o abastecimento que estamos cedendo custam em torno de 500 mil reais cada uma. É importante atentar sobre a segurança desses equipamentos para o sucesso do projeto”, disse.
O assessor técnico da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, esclareceu que a guarda e a manutenção do sistema implantado serão de inteira responsabilidade da Associação Indígena da Aldeia Serrote, a partir da assinatura do Termo de Cessão.
Mais de 12 anos após ocupar o atual território, o povo indígena Pankará, finalmente tem água para o cultivo e criação de animais. Os 418 índios da tribo receberão água com a conclusão da obra do Sistema de Abastecimento de Água e deixarão de depender de caminhões pipa.
O CBHSF investiu em torno de R$ 3,8 milhões na obra do Sistema de Abastecimento de Água (SAA). Financiada com recursos da Cobrança pelo Uso da Água, a obra realizou a ligações domiciliares, redes de distribuição, adutora, elevatória, linhas de recalque e estação de tratamento, sistema de irrigação com conjunto de estruturas e equipamentos para captação, adução, armazenamento, distribuição e aplicação de água em culturas.
A obra foi projetada para atender a população por um período de 20 anos. Em 1988, quando a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) deslocou a sede do município de Itacuruba para a posição atual, pelo menos 1.500 famílias deixaram a antiga cidade. Na época a aldeia contava com aproximadamente 245 índios. A estimativa é de que no ano de 2034 a tribo deve contabilizar 741 índios.

Montes Claros será sede da próxima Plenária 

O município mineiro de Montes Claros será a sede da próxima reunião Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a ser realizada no segundo semestre de 2018 em data ainda a ser definida. A cidade foi escolhida por meio de votação no encerramento da reunião que aconteceu em Lagoa da Prata (MG), no dia 17 de maio.
Montes Claros pertence à bacia do rio São Francisco, além de ser banhado pelos rios do Vieira, do Cedro, Verde Grande, Pacuí, São Lamberto e Riachão. Ainda há as lagoas: Tiriricas, Lagoão, Periperi, São João, Brejão, Garça, Vereda dos Caetanos, Mombuca, São Jorge, Freitas, Matos e Barreiro.
Veja as fotos do encerramento da Plenária:


 

*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Fernando Piancastelli