Dando seguimento à elaboração do Diagnóstico Ambiental e Plano de Ações para a Bacia do Rio Salitre no município de Jacobina, norte baiano, a 330 km de Salvador, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) finalizou mais uma etapa com a capacitação dos produtores rurais. O encontro foi realizado nos dias 15 a 19 no Colégio Municipal Dr. Marcos Jacobina, localizado na comunidade de Caatinga do Moura.
Devido ao processo de irrigação utilizado para a produção rural e o manejo inadequado da água associado à escassez hídrica, verificou-se, na região do rio Veredas da Caatinga do Moura, componente do Rio Salitre, afluente do São Francisco, a ocorrência de processos de salinização dos solos, além do assoreamento. Esses fatores são responsáveis por gerar fortes impactos no meio ambiente e curso da água.
A capacitação dos produtores, que contou com oficinas de educação ambiental orientadas pelo hidrogeólogo Pedro Molinas e visitas de campo, visa permitir a redução dos impactos sobre a qualidade e quantidade das águas, além de reduzir a ocorrência de conflitos pelo uso da água. “Diante do cenário atual de escassez é preciso a conscientização de todos sobre suas práticas. Ou seja, algumas ações realizadas sem o devido cuidado podem causar fortes impactos como estamos vendo aqui na região, onde temos erosão e salinização do solo. O curso mostra como é possível adotar boas práticas para evitar prejuízos ao rio, além de começarmos a adotar ações que visam o não desperdício da água”, afirmou o secretário da Câmara Consultiva Regional (CCR) Submédio São Francisco, Almacks Luiz Silva.
Como parte do processo de elaboração do Diagnóstico Ambiental e Plano de Ações para a Bacia do Rio Salitre no município de Jacobina será, ao final, elaborado um programa de substituição do método atual de irrigação por metodologias com menor consumo de água, além da criação de plano para recuperação de solos salinizados, sistema de manejo para redução dos riscos de salinização e elaboração de programa de utilização de práticas e conservação do solo.
Por Juciana Cavalcante
Fotos: Almcaks Luiz