Câmara Técnica da Revitalização realiza reunião em Belo Horizonte

16/09/2016 - 9:55

A Câmara Técnica, criada pelo decreto governamental para atuar como secretaria do Comitê Gestor da Revitalização, se reuniu nesta quinta-feira (15.09), paralelamente à XXX Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, no Othon Palace Hotel, em Belo Horizonte (MG). Na oportunidade, o assessor especial do Ministério da Integração, Irani Braga Ramos, apresentou, em linhas gerais, o planejamento do programa que vem sendo gestado pelo governo federal, em parceria com o Comitê.
Ramos disse que é pretensão governamental fazer convergir o seu planejamento com o do CBHSF e alertou para a necessidade de se considerar as águas subterrâneas do São Francisco. Ele anunciou que o próximo encontro da Câmara, em Brasília, deverá contar com a presença dos secretários de Meio Ambiente dos estados da bacia do São Francisco. O encontro deverá ocorrer no próximo dia 26, na capital federal; a data ainda será confirmada.
A presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Kenia Marcelino, enalteceu a importância da participação dos governos no trabalho. “É o momento de construção de uma proposta conjunta do governo federal com os estados e o Comitê”, resumiu. Ela também defendeu investimentos imediatos nas regiões produtoras de água. Segundo disse, já foram identificadas cerca de 26 mil nascentes na bacia que se enquadram nessa condição.
O secretário de Meio Ambiente de Alagoas, Carlos Alexandre Ayres, aproveitou a presença de representantes do governo federal para apelar por uma intervenção imediata na foz do São Francisco, no município alagoano de Piaçabuçu. A região apresenta um aumento demasiado de salinidade e isso vem interferindo na saúde, no turismo e na economia da região. Ayres também defendeu uma discussão com vistas à aplicação de energias renováveis e investimento em educação ambiental. “Esse é o caminho para que possamos manter o rio para as gerações futuras”, considerou.
O diretor técnico da agência delegatária do Comitê, a AGB Peixe Vivo, Alberto Simon, fez uma apresentação sobre as ações executadas pelo CBHSF e também sobre o Plano de Recursos Hídricos do São Francisco. O superintendente de Recursos Hídricos do Governo de Sergipe, Ailton Rocha, lembrou que o Velho Chico é um rio com muitos estudos, mas que carecem de aplicação.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF